13 de dezembro de 2016

Iluminação pública - Haja luz!

A ter em conta a notícia dada pelo Sr. presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Dr. Emídio Sousa, na sua página do Facebook, irá finalmente ser reposta a ligação de todos os postes da iluminação pública. Finalmente! E finalmente porque para além dos inconvenientes do corte, embora compreensível sob um ponto de vista de economia, parece-nos que em certos locais esses cortes foram realizados com critérios pouco ou nada claros.
A esta situação de corte, acresce o facto de que perante uma avaria de uma iluminária entre dois postes desligados, passam a ser três os desligados e se duas, cinco e por aí fora. Ora esta situação foi sempre recorrente, pelo menos aqui por Guisande. Para além do mais, sobra a constatação de que a empresa EDP não fiscaliza a rede de iluminação pública pelo que esse trabalho ou é efectuado pelos residentes ou pelo pessoal da Junta a pedido destes ou por verificação própria. Pessoalmente nestes dois anos e picos de mandato na Junta reportei dezenas de situações de avarias e algumas delas foram logo resolvidas mas muitas mais foram reparadas tardiamente ou ainda estão por resolver num caso ou noutro. Ora ser fiscal de EDP sem remuneração e ainda mal atendido, convenhamos que não é coisa lá muito apetecível.
Mas ainda bem que regressou o bom senso e, pelos vistos, as condições económicas para voltar a regularizar a iluminação de forma plena. A instalação de lâmpadas com sistema de LED ajudará a que se mantenha uma iluminação mais eficiente e ainda assim mais económica. Ainda bem, porque nalguns casos era uma situação de justiça, nomeadamente junto a habitações onde vivem pessoas idosas e sozinhas.