14 de setembro de 2017

"Favas contadas" ?

Pela propaganda aqui publicada, ficamos a saber que o Partido Socialista fará a apresentação oficial dos seus candidatos  às eleições autárquicas 2017 para o concelho de Santa Maria da Feira apenas no próximo dia 17 de Setembro, pelas 15:00 horas em Santa Maria de Lamas. Por isso, já praticamente na véspera do início da campanha oficial que decorrerá de 19 a 29 de Setembro já que de acordo com o artigo 47.º da Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, "o período da campanha eleitoral inicia-se no 12.º dia anterior e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições".

É certo que em 15 ou 12 dias dias faz-se muita campanha. Mas, seja por estratégia ou por dificuldades nas listas, a verdade é que (principalmente para as freguesias) parece um arranque um pouco tardio e algo misterioso quando se sabe que a principal concorrência há muito tempo que deu a cara e iniciou a pré-campanha.
No que à nossa União de Freguesias diz respeito, até ao momento não se conhecem as pessoas que integram a lista do PS (e já agora do CDS com excepção ao cabeça-de-lista e CDU), ao contrário do que já se sabe em freguesias vizinhas, como nas uniões de freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros e Canedo, Vale e Vila Maior e mesmo em Romariz.
Em todo o caso, ainda há muito tempo, mas transparecem sintomas de alguma impreparação e até mesmo de uma máquina partidária desafinada. Tudo isto, porém, terá pouca ou nenhuma relevância se os responsáveis e candidatos socialistas estiveram a fazer contas a "favas contadas" e por isso sem necessidade de uma forte, ampla e longa campanha. Será assim?