2 de setembro de 2017

Nota de falecimento

Faleceu ao final da tarde de hoje o Sr. António Henriques, do lugar da Igreja, depois de uma doença que o apanhou de forma traiçoeira pelo seu repentismo. No momento em que escrevo estas palavras ainda não é conhecido o dia e hora das cerimónias fúnebres, presumindo-se que seja ao final da tarde de amanhã.
Bem sei que o elogio fúnebre é fácil, mas apesar de se adivinhar o desfecho desde há algumas semanas, o mesmo acaba por ser uma perda e entristecer naturalmente a sua família, desde logo esposa, filhos, genro, nora e netos e demais familiares.
É naturalmente uma perda também para a freguesia pois, mesmo que com os defeitos humanos comuns a todos nós, desde há anos que era uma pessoa que dedicava muito do seu tempo às coisas e causas da freguesia e sobretudo da paróquia enquanto membro da Comissão Fabriqueira. Pode haver naturalmente pessoas com muito amor à paróquia mas dificilmente alguém com tanta dedicação como a que o Sr. António Henriques lhe dispensou. Infelizmente, como é norma  a quem faz alguma coisa pela freguesia, esta dedicação nem sempre terá sido compreendida e reconhecida.
Pessoalmente, embora estivesse já com ares de nítido enfraquecimento pela doença, ficarei com a memória de que o vi pela última vez com vida na capela do Viso, na manhã de Domingo da Festa do Viso, já sem forças mas sentado defronte do andor de Nossa Senhora da Boa Fortuna a dar instruções ao António na montagem das alfaias, pálio e bandeiras. Essa era uma tarefa que ambos faziam há muitos anos. Assim acredito, que mesmo nas suas fraquezas humanas como a de um qualquer mortal, terá a devida recompensa pelo seu sentido de zelo e por tudo quanto dedicou à paróquia e à capela em honra de Nossa Senhora da Boa Fortuna.
Paz à sua alma! Que descanse em paz!

Actualização:
Velório na Capela Mortuária de Guisande - Domingo, dia 03 de Setembro de 2017 a partir das 15:00 horas
Funeral - Formado na Capela Mortuária rumo à Igreja Matriz de Guisande - Segunda-feira, dia 04 de Setembro de 2017, pelas 17:00 Horas, indo no final  a sepultar no cemitério local.
Missa de 7º dia: Igreja Matriz de Guisande -  Sexta-feira, dia 08-09-2017, às 19:00 Horas