22 de setembro de 2017

Papagaios e periquitos à solta

Confesso que conferidas as listas concorrentes às eleições para a Assembleia de Freguesia da União de Freguesia de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, a realizar no próximo dia 1 de Outubro, fico algo desiludido. Não tanto por quem lá está, certamente gente capaz e interessada, mas sobretudo por quem esperava que lá estivesse e não está e nunca esteve. Afinal de contas, alguns dos mais ilustres "papagaios" da nossa praça ficaram de fora.

Com franqueza, esperava mais desta malta de crítica fácil, mestres do "cagar postas de pescada", sempre com a crítica mordaz e fácil na ponta da língua. Esperava que entrassem nas listas dos diferentes partidos, se possível em lugares de eleição, para mostrarem como é que a troco de muito pouco ou nada se consegue fazer mais e melhor.

Ora, ora!. Afinal não quiseram partilhar da "gamela" que aos outros acusam de assaltar.  Lá ficaram os papagaios e os periquitos de fora das responsabilidades, das canseiras e longe de, também eles, serem expostos ao escrutínio e à crítica.  E ficaram de fora porque é bem mais fácil assim. Afinal, diz o povo que "pimenta no cu dos outros no nosso é refresco".

Mas é o que temos e não há volta a dar, e, não sendo muitas, são algumas as aves canoras cá da nossa praça. É caso para se dizer que bem espremidos e avaliados estes passarões valem pouco ou mesmo nada, mas, como vivemos numa sociedade do politicamente correcto em que todos têm direito às liberdades e garantias, mesmo a de "cagar postas de pescada",  temos que os deixar andar por aí, a esvoaçar ou a dar à perna, livres e desresponsabilizados.