4 de novembro de 2017

Saldo positivo

Porque não é segredo e pelo contrário é um assunto público e do interesse da população, informo que de acordo com o fecho das contas da Junta da União das Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, transita do mandato 2014/2017 para o actual mandato 2017/2021 um saldo positivo de 106.160,26 euros. Por isso um pouco mais de cem mil euros.
Sendo que neste montante já constam algumas verbas destinadas ao terceiro trimestre deste ano bem como verbas destinadas a obras que não tendo sido concluídas em tempo útil estavam já programadas, mesmo assim é um valor muito substancial.
Considero que, num sentido geral, sendo de bom tom e boa gestão fazer transitar um saldo positivo para o executivo seguinte, independentemente da força partidária vencedora, acho, contudo que o saldo agora transitado é manifestamente exagerado sobretudo quando tenho a consciência que muito ficou por fazer e que a falta de folga financeira foi sempre mote do mandato, motivo e desculpa de contenção em algumas obras ou mesmo aumento do quadro de pessoal. Fiz ver este ponto de vista na última reunião de Junta do mandato, mas, naturalmente foi já uma opinião que não contou para o totobola.
Desejo, pois, que o valor não gasto em importantes obras no mandato terminado, seja agora devidamente aplicado  e que, como diz a cantiga, que faça bom proveito.
Mas, enquanto membro da anterior Junta, obviamente que me sinto penalizado e lamento que tal verba não tenha sido aplicada no correspondente mandato.
Mas as coisas são como são e agora é caminhar para a frente.