18 de junho de 2018

Semáforo intermitente



Parece-me que o Jornal de Notícias padece de alguma isenção e imparcialidade quanto a alguns assuntos, nomeadamente quando toca a escrever sobre o Benfica. É apenas a minha opinião, mas que nem será surpresa se tivermos em conta que sendo um jornal nacional tem muito de regionalista e por conseguinte nas matérias sobre o clube de Lisboa fala sempre à sombra da sua protecção e preferência ao F.C. do Porto. 
Neste contexto, na edição de hoje, segunda-feira, 18 de Junho, na sua rubrica "Semáforo" coloca o futebolista Luisão no sinal vermelho, de cariz negativo, considerando que o mesmo jogador, aos 37 anos está na "mó de baixo" e que poderá sair pela "porta pequena" ou remetido a um "plano secundário", apesar de se prever a renovação do seu contrato com o clube encarnado.

É que nem uma coisa nem outra. Naturalmente que com 37 anos, como com todos os futebolistas desta idade, já não se espera a frescura necessária para se continuar a impor como titular. É, pois, naturalíssimo, que o estar na "mó de baixo" seja apenas um reflexo da perda natural de capacidades físicas para o desenvolvimento da profissão a um nível de alta exigência competitiva. Já o sair pela "porta pequena" é igualmente uma conclusão disparatada quando se analisa o percurso do futebolista e dos números e títulos conseguidos. Será isto sair pela "porta pequena"? Numa perspectiva positiva, os argumentos para este "sinal vermelho" poderiam precisamente ser motivos para um "sinal verde".
Com jeitinho, e no mesmo contexto, agora que se fala na possível renovação de Maxi Pereira no F.C. do Porto (com baixa de salário), apesar de há muito ter perdido a titularidade e das perspectivas continuaram nesse sentido, ficando como segunda ou terceira opção para o lugar de defesa-direito, um dia destes o JN vai colocá-lo no "sinal verde". É ficar atento, porque aí a coisa será de "mó de cima" e "porta grande".

Como é que alguém deste calibre pode sair pela "porta pequena", tanto mais que apesar das limitações da idade o clube tem intenções de renovar o contrato? E já por várias vezes tem sido manifestada a intenção de integrar Luisão na estrutura do clube da Luz. Ou, para os iluminados do Camões, o sair pela porta grande implicaria que o fizesse numa situação de titular? E que grandes jogadores o têm feito nesta perspectiva, a não ser um ou outro guarda-redes, habitualmente com as carreiras mais estendidas? Por exemplo, Casillas, actualmente no F.C. do Porto não saiu pela "porta pequena" do Real Madrid? Creio que não, apenas porque naquele clube e com aquela exigência o seu percurso chegou naturalmente à fase descendente, como aconteceu a Pelé, a Eusébio, a Maradona e acontecerá  naturalmente a Ronaldo, a Messi e a tantos outros. E isto porque, como se dirá mais prosaicamente, é a vida!

Para Luisão sair do Benfica pela dita "porta pequena" teria que ser num situação de ruptura e de total desconsideração pelo clube, o que não nos parece que venha a acontecer. Se sair, de futebolista ou de um eventual cargo técnico, será sempre por opção do brasileiro, o que terá que se respeitar. Para além de tudo, cada fase da nossa vida não é necessariamente a de um "plano secundário" mas sim uma nova etapa, da resto a vida é feita delas.

Enfim, ler estes disparates com a chancela do JN, logo a começar a semana, é mesmo de se ficar  na "mó de baixo" quanto a bom jornalismo e daí a vontade de atirar o jornal pela "porta pequena" de uma qualquer sanita.