31 de julho de 2018

Assalto ao castelo


O "assalto" a Castelo de Paiva, tal como a Arouca, tem sido dificultado por acessos bonitos mas com muitas curvas e de perfil estreito, pouco dados a rapidez, nomeadamente a partir do concelho de Santa Maria da Feira, Tanto Arouca como Paiva foram já há anos dotados com variantes (estradas nacionais 326 e 222), mas à falta de dinheiro e de desinteresse de sucessivos governos pelo interior, as vias rápidas ficaram-se a pouco mais ou menos pela metade. Este ostracismo do poder central obviamente que resulta em prejuízos no desenvolvimento destes concelhos vizinhos, ficando longe mesmo estando perto.

Volta e meia fala-se da coisa mas no que a Castelo de Paiva diz respeito, talvez por comportar menor investimento e menor extensão (à volta de 10 Km), está novamente na ordem dia a continuação da variante, que está parada na Zona Industrial de Lavagueiras - Pedorido, até ao nó de Canedo - Santa Maria da Feira,  permitindo a ligação à A32.  Assim por estes dias o Governo lançou o concurso para o estudo prévio e projecto de execução, num valor de 1,8 milhões de euros. 
É certo que depois desses passos faltará ainda adjudicar a obra e realizar a mesma, o que não será para breve e, dentro do que é habitual, dependerá da vontade e folga financeira do futuro Governo.

Seja como for, é uma notícia que se aplaude, como diz Gonçalo Rocha, presidente da edilidade paivense "Significa que, de facto, [o Governo] está com uma vontade clara de que esta obra aconteça, dando sequência ao compromisso que foi assumido. Isso para nós é motivo de grande satisfação".

Ler a notícia [aqui] e [aqui] .