6 de maio de 2019

A Viagem de Chihiro - Uma viagem com muitos pontos de chegada



Passou ontem na RTP 2, o filme de animação japonês "A Viagem de Chihiro", ("Spirited Away" no título em inglês). Certamente que terá passado ao lado da larga maioria dos consumidores de televisão e cinema. Confesso que pela minha parte, foi uma sorte e uma casualidade. Não sou, de todo, consumidor de cinema, filmes e séries em geral, mas um bom filme de animação cai sempre bem.
Uma boa surpresa, com 120 minutos de qualidade na animação e uma história num registo do fantástico ou fantasia mas com lições de vida e pontos de partida e chegada para várias reflexões sobre a perda das tradições e valores de uma sociedade que se deixa abater pela ganância, consumismo e desrespeito pelo ambiente e natureza, não só na sociedade japonesa como na sociedade global, sobretudo no mundo ocidental e industrializado. Há no filme, muito a aprender e a reflectir mesmo para além da janela infanto-juvenil em que se enquadra. Um filme muito adulto. Mesmo que visto meramente por um olhar gráfico e artístico, uma delícia.

"Com o lançamento em 20 de Julho de 2001, "A Viagem de Chihiro" alcançou um grande sucesso dentro e fora do Japão. O filme arrecadou mais de 30 bilhões de ienes – 228 milhões de dólares – se tornando o longa mais bem sucedido na história do cinema japonês, enquanto no exterior arrecadou 264 milhões de dólares. Aclamado pela crítica internacional, o filme é considerado um dos melhores da década de 2000, e um dos melhores filmes de animação de todos os tempos,
Em relação aos prêmios, ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, em 2002,[12] além do Oscar de Melhor Filme de Animação, em 2003. Também se encontra no top 10 da lista de filmes que deveria assistir até a idade de 14 anos segundo o British Film Institute."

[fonte: Wikipedia]