8 de maio de 2019

Prof.ª Maria Eugénia Ferreira da Silva Vieira

Maria Eugénia Ferreira da Silva Vieira, nasceu em 02 de Fevereiro de 1933, no lugar de Casaldaça, freguesia de Guisande, filha de Roberto Pereira da Silva e de Ermelinda Henriques de Jesus.

Pais da Prof. Eugénia

Era irmã do Pe. Agostinho Pereira da Silva (29 de Agosto de 1920 - 08 de Março de 1997), igualmente uma figura ilustre da nossa freguesia.Foi professora do ensino primário tendo leccionado na freguesia de Guisande durante vários anos, entre os anos 1970 até à sua aposentação aproximadamente pelo final dos anos 90.
Também leccionou no lugar de Serradêlo, freguesia de Raiva, concelho de Castelo de Paiva, onde conheceu Martinho da Rocha Vieira, com quem se casou e de cuja união resultou o nascimento dos seus dois filhos, Sílvia e Luís Filipe. Ficou viúva em 02 de Junho de 1995. Faleceu no dia 25 de Abril de 2019, no lugar de Casaldaça, onde residia

Marido da Prof. Eugénia

Pela sua profissão e ligação a Guisande, ensinando algumas gerações de filhos da terra, ainda pela sua personalidade vincada, é uma figura que merece ser realçada e lembrada.
Pessoalmente, recordo-a como a minha professora na 3ª e 4ª classes, na Escola Primária da Igreja, sendo rigorosa na sua profissão. Recordo ainda que com frequência, e porque era dos melhores nos "ditados", quase sempre sem erros, dava-me a primazia de a ajudar a corrigir os ditados dos restantes colegas alunos.
Também recordo que na véspera do exame da 4ª classe, na altura a obrigar a uma deslocação à Escola na Igreja em Lobão, e que durava quase todo o dia, com provas escritas e orais e ainda manualidades, ela preparava os alunos em questão de forma muito exigente, chegando mesmo a dar aulas suplementares na sua própria casa. Com tudo isso,  nenhum dos alunos de Guisande reprovou.