17 de junho de 2019

Limpar o vidro protector da câmara do telemóvel

É sabido, está-nos no sangue, quando compramos algum equipamento novo, seja em grande, como um carro, ou pequeno, como um telemóvel ou relógio, nos primeiros tempos tudo é amor e cuidados para que o brinquedo não se estrague, não se arranhe nem fique empoeirado. Há até quem contrate um seguro.  Um pouco como com as nossas  mulheres. Mas, depois, com o passar do tempo, vem a rotina e o desleixo habitual e no que toca ao telemóvel, porque o usamos já como parte de nós próprios, arranhões e vidros partidos é o que mais há. Para agravar, e porque as reparações ou substituição de peças são em regra dispendiosas e manhosas, a ideia comum é que mais vale comprar outro novo e há até quem goste do pretexto, pelo que os divórcios com os telemóveis já são quase tantos como com os casais.

Pois bem, uma das coisas que com o passar do tempo perde qualidade se não houver o tal cuidado, amor e carinho iniciais, é o vidro protector da lente da câmara fotográfica, habitualmente na parte traseira do brinquedo. Aos poucos ficam arranhados, baços e por conseguinte com perda da qualidade da fotografia e não há óculos que lhes valha.

Como na Internet há solução para tudo, podem encontrar-se vídeos que explicam alguns truques mais ou menos caseiros para solucionar a coisa sem mandar substituir. Um deles utiliza a vulgar e antiga  palha-d´aço embebida em sabonete líquido para esfregar e polir o vidrinho. A avaliar pela maioria dos comentários, parece que a coisa resulta. Há quem diga que experimentou por "putaria" e que resultou mesmo; há quem afirme que experimentou na filosofia do "Tiririca", "porque pior não fica", mas há quem diga, aparentemente enfurecido, "foda-se, ficou pior!".

Como de são e de louco todos temos um pouco, no caso do meu Asus Zenfone 3 Max (como o da imagem acima) o tal vidrinho protector já tinha a sua miopia de tão gasto e arranhado. Um pouco na ideia do "Tiririca" experimentei, mas em vez da palha-d´aço utilizei massa de polir, grão fino, daquela usada pelos chapeiros nos automóveis. Embebi um pano macio num pouco de massa e suavemente e em movimentos circulares poli durante alguns minutos. Depois limpei com um pano embebido em álcool e em duas sessões o vidro ficou...isso mesmo, polido, brilhante e transparente e as fotos voltaram a ter qualidade.
Não é coisa que se recomende em público, mas no meu caso resultou.
Afinal, a experimentação muitas vezes é a base das grandes criações. Embora não confirmada, é atribuída ao grande inventor Thomas Edison, a frase "Deixem-me experimentar".