14 de dezembro de 2019

Galochas e guarda-chuvas


Visitei hoje, pela primeira vez, o Continente - Bom Dia, em Canedo. Para além da novidade e curiosidade em ver como é, por ser cópia é igual aos outros. De resto a mesma chico-espertice destes espaços e uma enorme variedade de produtos que há uma ou duas semanas via em Fiães a um preço, agora mais caros, talvez para compensar os 10% de desconto em toda a loja. Um exemplo, um queijo que habitualmente compro no estabelecimento de Fiães à volta dos 5,00 euros a unidade, agora quase a 10,00.Nisto de comércio, para muitos é como a cenoura à frente do burro, vale mais o parecer do que o ser.

Claro está que, como é normal, com alguns produtos em promoção face ao preço tido como corrente, como nalguns vinhos, mas no geral fica a ideia de que tudo é mais caro, mesmo até mais que no agora concorrente Intermarchê, que à mesma hora até tinha mais clientes.
Todavia, na questão de acessos, bem melhor o Continente que o Intermarchê, e isso pode fazer a diferença para quem não se importa de pagar mais 2 ou 3 euros pelo mesmo queijo ou vinho.

Com mais uma média superfície em plena localidade é mais uma facada no pequeno comércio tradicional, mesmo que haja quem diga saloia e solenemente que tal é vantajoso. Deve ser alguém que perante uma inundação de Veneza vê vantagens na venda de galochas. Talvez. O problema é que no geral os pequenos e tradicionais comércios não podem contar apenas com os dias de chuva torrencial para vender guarda-chuvas aos desprevenidos ou galochas aos turistas em tempo de cheia.

É Natal!