13 de maio de 2020

Rua do Outeiro e outras

Aquando da minha passagem pela Junta da União de Freguesias (2014/2017) (infelizmente infrutífera quanto às minhas expectativas), desde cedo reportei ao executivo a necessidade de pela parte de Guisande, repavimentar, se não algumas ruas completas, pelo menos alguns dos troços em nítido mau estado.

Já depois de uma visita do executivo camarário ao território da União de Freguesias, o que aconteceu em Abril de 2016, e perante a abertura que o Sr. Presidente da Câmara demonstrou face à necessidade imperiosa de lançamento de uma 4ª fase para novas repavimentações (até então tinham sido lançadas 3 fases), e por isso solicitando este que fossem indicadas e formalizadas pela Junta as principais necessidade para ver o que era possível considerar, acabei por indicar à Junta, logo pós essa visita, uma relação do que então considerava como prioritário quanto a Guisande.

Concretamente:
"No que a Guisande diz respeito, e sem pretender estar a indicar ruas completas, que seria o desejável, há pelo menos uma meia dúzia de situações que acho que deveriam ser consideradas, nomeadamente:

- Rua Cónego Ferreira Pinto e Rua da Igreja, o troço entre o cruzamento com a Rua Nossa Senhora de Fátima e entroncamento com a Rua de S. Mamede, numa extensão total a rondar os 400 metros. Este troço tem muito trânsito e passa pelo edifício da Junta, edifício da escola e liga à igreja e cemitério.

- Rua do Jardim de Infância – Fornos - Troço de cerca de 100 metros de extensão, que liga a Rua 25 de Abril com a Rua da Estrada Velha e que dá ligação à Rua de S. Miguel. Mesmo no troço entre Guisande e Lobão há um troço de cerca de 30 metros que mereceriam uma repavimentação. É uma estrada também muito movimentada e que assegura uma ligação com Lobão e serve o edifício do Jardim de Infância de Fornos. Serve ainda várias habitações. Está em muito mau estado e já tenho recebido queixas de moradores. Creio que esta também é uma ligação importante na União pois liga Guisande a Lobão e a Gião e com a pavimentação já prevista da Rua de S. Miguel seria uma oportunidade de se ficar com uma boa ligação.

- Rua da Leira. Troço entre a rotunda da Leira/Rua Nossa Senhora de Fátima e Rua da Ramada, com uma extensão de cerca de 100 metros. Está em muito mau estado e já tenho recebido queixas de moradores. É uma rua com muito trânsito pois liga o lugar de Azevedo/Caldas de S. Jorge. Este troço serve muitas habitações inseridas numa pequena urbanização. É também uma das situações urgentes e que, pela Câmara ou pela Junta deverá ser considerada.

- Rua Nossa Senhora da Boa Fortuna – Cimo de Vila – Troço com uma extensão de cerca de 100 metros entre o entroncamento com a Rua das Barreiradas e quase até ao entroncamento com a Rua de Cimo de Vila, entrada nascente. Também serve várias habitações e também tenho recebido queixas de moradores.

- Rua das Barreiradas – Quintães - Troço com uma extensão de cerca de 100 metros, a partir do entroncamento com a Rua das Quintães. Também serve várias habitações e está bastante degradado.

- Rua de Santo António – Viso – Pelo menos o troço entre o cruzamento da Rua Nossa Senhora da Boa Fortuna e entroncamento com a Rua do Caminho Novo, numa extensão de cerca de 200 metros. Serve bastantes habitações e está bastante degradado. Claro que o ideal seria a totalidade da rua que liga até ao Monte do Viso, mas como o restante troço é de largura reduzida e mereceria um alargamento será naturalmente uma situação e intervenção a estudar noutro contexto.

Estas, a meu ver, são as situações mais urgentes e degradadas em Guisande e que naturalmente deveriam ser contempladas ou pelo menos indicadas para a sua eventual inclusão. Grosso modo totalizam cerca de 1 Km porque na maior parte dos casos que indiquei são troços de cerca de 100 metros, mas que em muito ajudariam a melhorar a qualidade dessas ruas e ligações."

Também a Rua do Outeiro, pelo menos em cerca de 100,00 m logo a seguir à parte parte pavimentada a norte no âmbito das obras da A32, já havia sido indicada e sinalizada como de intervenção urgente dado o seu estado.

De todas as situações por mim então indicadas, apenas a primeira, a que se refere aos troços da Rua Cónego Ferreira Pinto e Rua da Igreja, foi realizada ainda no anterior mandato.

Todas as situações restantes não foram tidas em conta, mesmo que por mim indicadas directamente ao pelouro camarário. Mesmo a pedir pouco, nada foi considerado.

Agora, três anos passados sobre o actual mandato, a Rua do Outeiro já está a ser repavimentada, o que se regista e louva, tendo em conta o estado deplorável, sobretudo na metade norte, e sabendo-se que tem bastante tráfego proveniente de e para a zona de Louredo e Vale. Também estará a ser repavimentada a parte da Rua da Leira contornando para a Rua da Ramada. Ainda bem, já que era outra das necessidades.

Quanto às restantes situações, que se agravaram decorridos três anos, seria importante serem consideradas ainda nesta mandato, mas é esperar para ver.