17 de maio de 2021

É tão saboroso pagar IMI

Acabei de pagar a minha primeira de duas prestações anuais do IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis. É tão saboroso pagar este imposto ao Estado, ou, através dele, à Câmara Municipal. No fundo é pagar uma renda de um prédio que não lhes pertence. Mais prosaicamente, é pagar para ser fodido.

Dizem, com razão, que será dos impostos mais estúpidos. Mas, acrescento, também dos mais injustos, e desde logo porque ao edificar-se uma habitação, já se pagou taxas e licenças.

Mas, como diz o outro, mesmo sabendo que é um roubo travestido de legalidade, que lhes faça bom proveito.

Em contrapartida, conheço alguns doutores e engenheiros que estando a viver nas suas belas e boas casas há dezenas de anos, porque, ao arrepio da lei, ainda não solicitaram licenças de utilização, vão escapando a este imposto estúpido, pagando valores mínimos e no futuro sujeitos apenas à liquidação dos últimos quatro anos. Há crimes e ilegalidades que ainda compensam.

Siga, que é Portugal!