3 de junho de 2021

Pobreza num regime democrático? Oh, não!

Há dois anos o presidente da nossa república, Prof. Marcelo, alertava para a existência de mais de dois milhões de portugueses em situação de pobreza. Repetiu a dose por estes dias em visita ao Banco Alimentar, onde exortou os demais portugueses (sendo que ficamos a saber se os ricos ou os menos pobres) a serem solidários e ajudar aquela instituição para que por sua vez possa apoiar quase meio milhão de famílias.

No meio desta realidade, não me espanta a dimensão da mesma; espanta-me que ainda se passe a ideia de que esta situação de pobreza era uma das características marcantes do antigo regime, coisa que, como se sabe e para quem já não se lembra, terminou há quase meio século.

Afinal de contas, esta nossa democracia madura e sólida, com instituições fortes e estáveis, ainda não conseguiu sanar essa coisa chamada pobreza. 

Mas vamos fazendo de conta que tudo está bem e malhar no ferro frio ajuda a disfarçar as verdadeiras causas. É que democracia e liberdade são coisas bonitas e necessárias mas não enchem a boca a quem tem fome nem sustentam as muitas necessidades de uma família tipo, padronizada por excesso de consumismo, encargos insustentáveis e uma pesada carga fiscal, aliada a uma política que incentiva o parasitismo e subsidiodependência antes de premiar o trabalho e o empreendedorismo.