1 de agosto de 2021

Paróquia de S. Mamede de Guisande - Novo ciclo

A coisa já era sabida há algum tempo, mas foi agora comunicada à paróquia por ele próprio: O Pe. Arnaldo Farinha vai regressar a Angola e à sua Diocese de Benguela, onde às ordens do seu Bispo, D. António Francisco Jaca, irá fazer parte da estrutura da Curia Diocesana local.

Assim, 7 anos depois de tomar posse como pároco de S. Mamede de Guisande (12 de Outubro de 1914), regressará às origens. Deixa igualmente a paróquia de Pigeiros, para a qual tinha sido nomeado há escasso tempo (apenas um ano), depois de ter deixado a paróquia do Vale.

O Bispo da Diocese do Porto nomeou para o lugar do Pe. Farinha o sacerdote António Jorge Correia de Oliveira, que para além de Guisande e Pigeiros assumirá a paróquia das Caldas de S. Jorge, já que o anterior pároco, Pe. José Carlos, deixará essa função.

É certo que os bispos encontram sempre uma justificação justificadamente justificada, mas, em boa verdade, este constante saltar de paróquias pode procurar resolver imbróglios e ajustar as peças no tabuleiro e escassez de sacerdotes, mas em nada ajuda à sedimentação das comunidades que tendencialmente se desagregam com cada recomeço e isso porque inevitavelmente cada novo pároco traz novas ideias e novas formas de ser, e nem sempre afinadas às dinâmicas já criadas, dos usos e costumes ligados a cada paróquia.

Será, por tudo isso, uma espécie de lotaria ou um tiro no escuro o que se espera do novo ciclo. Ademais, com três paróquias ao seu serviço e com a terra natal apelativamente mais próxima, não é de esperar melhorias no aspecto de disponibilidade, pelo que se aguarda um regime de serviços mínimos e um "dividir o mal pelas aldeias". Depois, é normal que num ninho, a cria mais pequena é débil seja posta de lado, porque há bicos maiores e mais abertos.

Esperemos, pois, que o Pe. António Jorge, que entretanto tomará posse, se integre de forma positiva e que seja dinamizador e congregador de toda a comunidade e de todos os movimentos a ela ligados, e procure reunir o que do rebanho tresmalhado tem andado. Não será tarefa fácil, mesmo para quem exercia o múnus de Vigário, por isso conhecedor das diferenças de paróquias, suas necessidades e singularidades.

Quanto ao Pe. Arnaldo Farinha, certamente que encarará o seu novo ciclo com sentido de obediência ao seu Bispo e missão à Igreja e apesar das dores da separação e do adeus a uma comunidade onde naturalmente se afeiçoou e criou laços, saberá encontrar forças que o animem no seu caminho. No geral ficamos agradecidos pelo seu esforço e dedicação ao longo destes anos, mesmo que nem sempre do agrado de alguns.

O Pe. António Jorge Correia de Oliveira tem 52 anos, sendo natural de Cepelos - Vale de Cambra. Era pároco de S. Pedro de Ataíde, S. Romão de Carvalhosa, S. Paio de Oliveira e Santa Eulália de Banho (Marco de Canaveses) e Vigário da Vara da Vigaria de Amarante – Região Pastoral Nascente.

Fazemos votos para que, uma vez empossado, tenha êxito na sua missão e encontre em Guisande uma paróquia unida e em prontidão para um novo ciclo. Que também saiba compreender e interpretar as suas particularidades e que delas tire o melhor no sentido de união e dinamismo, não só no contexto estritamente do serviço religioso mas nos diferentes factores que a ele se interligam..