27 de setembro de 2021

Postas de pescada

Contra a generalidade das sondagens e mesmo dos críticos e analistas, Carlos Moedas, candidato da pela coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara Municipal de Lisboa venceu as eleições, derrotando o grande favorito Fernando Medina que se recandidatava pela coligação PS/Livre.

No discurso de vitória, Moedas, afirmou ter vencido "contra tudo e contra todos", porque "a democracia não tem dono", agradeceu o "voto de confiança" e comprometeu-se a mudar a capital.

Por sua vez, Fernando Medina assumiu a derrota referindo que “Carlos Moedas ganhou e merece as felicitações. É uma indiscutível vitória pessoal e política do engenheiro Carlos Moedas, a quem já telefonei e expressei, de forma pessoa, as minha felicitações".

Em tudo isto, perderam as sondagens e os analistas. As sondagens porque teimam em confundir os eleitores e os analistas porque recorrentemente se esquecem de que quem elege é o povo e não os modelos  e algoritmos matemáticos.

O reverso da medalha, é que estas análises grosseiras não servem de exemplo nem de emenda e as sondagens vão continuar umas vezes a acertar e outras vezes a errar e os analistas vão igualmente continuar a mandar postas de pescada, tantas vezes sem fundamento e seguindo e servindo agendas políticas.

A democracia tem destes cancros.