17 de outubro de 2021

"- Oh pr'a mim tão contente!"

Eu já não sei se será moda ou mania ou ambas as coisas. Vejo por aí alguma malta para a qual a corrida parece já algo mais do que uma forma positiva e saudável de fazer exercício físico e combater o sedentarismo. Pode ser isso, mas parece-me que mais do que isso. 

Vejo já uma obsessão quando esses novos "carlos lopes e fernandos mamedes" dos nossos tempos fazem isso mas têm uma necessidade simultânea e egocêntrica de dizerem ao mundo que o fazem, como o fazem, com quem, quando, por onde, quantos quilómetros e em que tempo, partilhando fotos, mapas e gráficos, como se fazer 10 Km numa hora seja algo de extraordinário para quem ainda é novo e goza de saúde.  Afinal, apenas a caminhar, pode-se fazer 6 Km.

Mas, pronto, temos que perceber estas novas ondas e actuais manias em que, mesmo não generalizando somos quase todos uma espécie de super-heróis, invariavelmente com uma vontade do caraças de mostrar aos outros o que valemos, um pouco como no registo humorístico que no "Humor de Perdição" exclamava a Maximiana, uma das personagens do Herman José, a raçuda saloia da Merdaleja: "- Oh pr'a mim tão contente!"

Somos quase todos assim, vaidosos nas nossas façanhas e no nosso modo de viver, mas feitas as contas, em rigor, os " nossos amigos " das redes sociais estão-se verdadeiramente cagando para as nossas coisas e coisinhas, vaidades e vaidadezinhas. Não há contemplação. Quando muito, alguma comiseração ou um pouquinho de inveja. E se calhar é mesmo por isso: Fazemo-lo apenas para provocar invejas.