31 de dezembro de 2021

Grande Encontro da Juventude - Abril de 1963

Nos dias 20 e 21 de Abril de 1963 realizou-se em Lisboa, com a concentração a ter lugar no Estádio do Restelo, em Belém, a I Assembleia de Dirigentes de Organismos Católicos, que ficou conhecida como “Grande Encontro da Juventude”, realizado sob o lema «Os novos escolhem Deus».

Segundo as noticias da época, o encontro “serviria para despertar nos jovens o significado e as exigências da vida cristã através duma consciencialização progressiva da mensagem do evangelho” (in Notícias de Campelo, nº 11, de 02/1963)

Segundo relato de um dos participantes, o meu primo Zé Almeida, de Fornos, a paróquia de Guisande também se fez representar, indo a Lisboa com um autocarro com vários jovens da freguesia. O próprio  facultou o guião do encontro, cuja capa acima reproduzimos. O guião é isso mesmo, com vários textos de abertura e reflexão, o programa, uma via-sacra, vários cânticos e orações e ainda as letras e músicas de hinos do encontro, do adeus e da Acção Católica.

Foto: Isabel Caeiro

Extracto do Jornal "Chama" do Liceu da Covilhã,