3 de janeiro de 2022

Coesão e coisa e tal...

Em 2012, um tal de Relvas (bom exemplo de um mau político), com a aprovação da dita cuja reforma administrativa, dizia que "...demos mais um passo para o aumento da eficiência dos serviços públicos, bem como a sustentabilidade do poder local. A coesão territorial sai reforçada. Esta é uma reforma para as pessoas e não para os políticos".

É certo que a coisa ainda é relativamente recente, mas para amostra, 8 anos e dois mandatos de gestão das novas autarquias, já deram para ver o que valia. Nada! Eventualmente na redução de custos para o Estado, mas para as pessoas, pelo menos por cá, nada vezes nada. Chega até a ser imoral esgrimir que esta reforma foi feita para as pessoas e não para os políticos quando a proximidade que apesar de tudo existia no anterior modelo, levou, com a mudança, um autêntico murro na barriga, ou até mesmo um pontapé nos tomates.

Felizmente, parece que vai ser possível desfazer alguma da cagada, mas pena que não totalmente revertida, pura e dura. Nestas coisas, os governos criticam-se uns aos outros, mas, como porcos esfomeados, empurram-se e esfocinham-se, mas em rigor comem da mesma pia.

Mas voltando à "...coesão territorial", só pode ser mesmo piada. Porque na verdade a lógica de investimento que tem regido estes dois mandatos não tem ido de encontro a um nivelamento dos diferentes territórios das uniões, mas antes acentuado a diferença no grau de importância populacional e dela a eleitoral.

Vejamos, no caso de Guisande: Ainda há ruas completamente às escuras, sem um único poste de iluminação. Mesmo a estrada que liga Louredo a Guisande, entre os lugares de Cimo de Aldeia e Igreja, tem uma grande extensão sem iluminação. Mesmo na rua de Estose que ligar ao território de Guisande anexado pelas Caldas de S. Jorge, no lugar de Azevedo, tudo é escuro como breu. Asssim, no mínimo a dita coesão territorial ainda não passou de um cinzento carregado. 

A nível do concelho é certo que muita coisa foi feita mas ainda padece de um centralismo exagerado e a sede e as freguesias do seu eixo poente são quem mais beneficia em projectos de monta. O resto, é quase paisagem e mesmo essa já para pasto de auto-estradas e centrais eléctricas. E ruas às escuras....