11 de fevereiro de 2022

A violência como cultura

A detenção pelas autoridades de um jovem português de 18 anos de idade, universitário na Faculdade de Ciências de Lisboa, que supostamente estaria a preparar um atentado contra colegas e pessoal dessa instituição, foi assunto no final de ontem, de hoje e será seguramente nos próximos dias.

Para além de tudo o que se possa concluir e das especulações tão caras a certos canais, parece que o motivo base da intenção e preparação de tal acto criminoso, quiçá terrorista, terá na sua génese a ver com o facto do jovem ser alvo de bullying.

É claro que nada justifica o que o universitário supostamente se preparava para concretizar, mas importará que o Estado e as autoridades dele dependentes comecem a valorizar a questão do bullying que é transversal às nossas escolas e nos seus diferentes graus. Ainda por estes dias noticiava-se a agressão de uma criança por parte de colegas em ambiente escolar. Estas notícias são mais que muitas, incluindo a questão da aberração e humilhação pelas praxes académicas, que pelas quais, em última análise, levaram à morte de 6 alunos no conhecido caso de afogamento da Praia do Meco, que quanto a responsabilidades a culpa morreu solteira e o marmanjo do Dux passou incólume pelos pingos da chuva. Era o chefe e foi o único a salvar-se. Há milagres...

Por outro lado estamos em plena cultura da violência gratuita e como ementa do entretenimento e ela chega às nossas crianças e adolescentes de forma massiva, seja nos jogos electrónicos, seja na industria da televisão e cinema.

Não é preciso ter-se o canudo de psicólogo ou psicanalista para se perceber e entender o quanto o bullying pode transformar negativamente as personalidades e dar-lhes sentimentos de revolta e de vingança a ponto de, num contexto com os ingredientes certos, despoletar situações criminosas.

Felizmente este tipo de crimes e massacres entre nós é raro ou mesmo inexistente, mas todos sabemos o quanto é grave em países com alguma liberdade e facilidade ao acesso a armas, como nos Estados Unidos. Ali, os casos têm sido mais que muitos e graves.

Importará, pois, que por cá se dê importância e significado às situações de bullying e que haja castigo adequado para quem o pratica, consente ou desvaloriza. Sem um controlo eficiente e disciplinado, as coisas não vão lá e um dia destes acontecerá mesmo uma tragédia.

O Estado, no papel das escolas, faz de conta que a coisa tem pouca importância, apenas desentendimentos esporádicos e inconsequentes entre alunos. As escolas fecham-se em copas ao escrutínio, permitindo que centenas de crianças sofram e vejam a escola como algo negativo e um local perigoso.

Não devemos generalizar nem dramatizar, pois não,  mas convém que se atalhe o problema.

Quanto à questão judicial, não sei até que ponto este aparato mediático a pretexto de apenas uma suposta intenção de crime, é saudável. De resto nem é norma. Todos os dias as autoridades evitam crimes e não é por isso que lhes é dada importância. Tudo na justa medida. Com um bom advogado o jovem será solto apenas com uns beliscões. Afinal de contas o que é que cometeu? Posse de armas ilegais? E quem as não tem? 

Não quero menorizar o contexto e até considero que no essencial as autoridades trabalharam e agiram bem, mas o mediatismo por algo que não chegou a acontecer é que é inusitado e extemporâneo. De resto, neste raciocínio, Cândida Almeida, ex-directora do DCIAP criticou a PJ, referindo que "...Não é normal nem aconselhável” que se divulguem tentativas de ataque evitadas.

Mas é disto que a casa gasta e por vezes as autoridades parece que padecem de uma necessidade doentia de alimentar a agenda da comunicação social.

Não havia necessidade.