24 de fevereiro de 2022

Nota de falecimento

 


Faleceu o Pe. António Baptista de Oliveira, de 87 anos. Era natural de Lobão, onde nasceu em a 24 de Agosto de 1934, onde era pároco, função que também exercia em Vila Maior e  Sandim - Vila Nova de Gaia.

Foi ordenado Sacerdote em 2 de Agosto de 1959. Serviu as Paróquias de Romariz, Campelo, Sandim, Vila Maior e Lobão.

As cerimónias fúnebres ocorrem hoje, Quinta-Feira, pelas 15:00 horas na igreja matriz de Sandim, presididas pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, e depois pelas 16:30 horas na igreja matriz de Lobão, indo no final a sepultar no cemitério local.

Missa de 7º dia na Terça-Feira, 1 de Março, na igreja matriz de Sanfim, pelas 19:00 horas.

Sentidos sentimentos a todos os familiares e seus paroquianos. Paz à sua alma! Que descanse em paz!


Notas Biográficas:

Padre António Baptista de Oliveira nasceu em Lobão – Santa Maria da feira a 24 de Agosto de 1934.

Filho de Manuel Henriques Baptista de Oliveira que faleceu em 1940 (… filho órfão de pai com 6 anos!) e de Emília Rosa de Oliveira que faleceu em 1974.

Para completar o quadro falta acrescentar os seus seis irmãos: Maria ( já falecida), Joaquim (já falecido),Agostinho ( já falecido), Albina, Ermelinda e Rosa.

Terminado o 1º Ciclo ingressa no seminário de Trancoso em Outubro de 1947, seguindo os seus estudos no Seminário de Vilar e por último termina o seu percurso no Seminário da Sé.

É ordenado sacerdote na Sé Catedral do Porto a 2 de Agosto de 1959 e celebra a sua Missa Nova na Igreja Matriz de Lobão a 23 de Agosto de 1959.

Em finais de 1959 é enviado pelo Senhor Bispo de então para a Paróquia de Romariz – Santa Maria da Feira onde permanece 2 anos com Coadjutor tendo num desses dois anos assumido simultâneamente os destinos também da Paróquia de Escariz – Arouca.

Em 1961 parte para a Paróquia de Campelo – Baião e aí exerce o seu Ministério durante 11 anos.

Do trabalho aí realizado destaque-se o de Assistente Regional da Jac, dos Cursos de Noivos dos concelhos de Baião, do Marco de Canavezes e Amarante, Capelão do Hospital de Baião e da Obra de Bem - Estar Rural como elemento da Direcção e 2 anos e meio como Assistente Religioso.

De referir ainda que é um dos Fundadores do Rancho Folclórico, dos Bombeiros Voluntários e da Casa do Povo de Baião.

A 3 de Setembro de 1972 o Sr. Bispo do Porto dá-lhe outro destino e nomeia-o Pároco de Santa Maria de Sandim – Vila nova de Gaia.

- Em 1974 é-lhe atribuída por acumulação a Paróquia de S. Mamede de Vila Maior – Santa Maria da Feira. 

(Nota à margem): Em Vila Maior desenvolve uma importante acção pastoral e social, incluindo a remodelação da igreja matriz.

Em Sandim elabora um vasto trabalho pastoral e social do qual se destaca entre inúmeros projectos os seguintes:

- Em 1986 o maior impulsionador da construção de uma nova residência paroquial

- Em 1990 o mentor da remodelação e beneficiação da Igreja Matriz.

- Em 2000 o obreiro da construção da Capela de Gestosa, da remodelação e beneficiação da Capela do Mosteiro, da Capela de Gassamar, da Capela do Calvário e da capela Românica do Mosteiro.


Por: Pe. António Machado

Nota: A estas notas de autoria do Pe. António Machado, datadas de 6 de Setembro de 2009, aquando da celebração das Bodas de Ouro Sacerdotais do Pe. Baptista, acrescente-se que posteriormente veio a ser nomeado pároco da sua terra natal, S. Tiago de Lobão, no qual exerceu até à sua morte.