15 de maio de 2022

Procissão das Velas - Maio de 2022

 



Não foi a 13, mas a 14 de Maio, a nossa tradicional Procissão das Velas. Porventura menos participada que em outros anos, mas igualmente reveladora da devoção dos guisandenses a Maria, na invocação de Nossa Senhora de Fátima. 

Teve melhores condições de segurança, já que acompanhada por agentes da GNR, e uma variação no percurso, com passagem pelo interior do lugar do Reguengo em vez da habitual subida pela Barrosa, que me parece que se justifica.

Com um tempo a prometer chuva, esta felizmente não apareceu durante a procissão, apenas ameaçando mesmo já no final à chegada à Alameda da Igreja. Todavia, o vento fez-se sentir e de modo a apagar as velas e a desbaratar as flores e verdes nas ruas, retirando assim algum brilhantismo e efeito.

A procissão, em si, pareceu-me um pouco algo auto-desorganizada já que em rigor era um amontoado de pessoas que seguia atrás do andor. Seria bem mais bonito, e dar-lhe-ia mais extensão, se organizada com duas filas laterais, mas velhos hábitos são difíceis de mudar.

Uma palavra de apreço para o pároco Pe. António, muito interessado, envolvido e empenhado e que assim deu um importante contributo à solenidade nos diferentes momentos da reza do rosário.

Uma palavra de gratidão para todos quantos de uma forma ou outra ajudaram na organização e pelo empenho e esforço demonstrado. Bem hajam!