7 de agosto de 2022

Gente Nossa - O Sr. António Henriques (do Pêga)

Neste dia maior da Festa do Viso, porque aquele em que se vivem os momentos mais significativos quanto à sua essência, não quero deixar de evocar e destacar a memória de uma figura a quem estas coisas, principalmente a festa na sua vertente religiosa e tradicional, diziam muito. Falo do Sr. António da Conceição Gomes Henriques (1945/2017), antigo membro da Comissão da Fábrica da Igreja e que durante muitos anos era incansável na organização da logística da festa.
Tinha os defeitos que tinha, e quem os não tem?, mas era devoto e profundamente bairrista nas coisas e causas da sua freguesia e sobretudo da paróquia.

Recordo-o precisamente num dia como este, Domingo da Festa do Viso, já notoriamente debilitado pela doença que o resgatou rapidamente, logo de manhãzinha, sentado num dos bancos da capela, em que à falta de forças ainda dava instruções ao pessoal como colocar e preparar as alfaias e bandeiras para a procissão.

Fosse vivo e tenho a certeza que não teria permitido que, num dia de festa a Nossa Senhora da Boa Fortuna e Santo António, a sua e nossa capela estivesse no estado em que está, deploravelmente a precisar de obras de conservação, com o reboco e pintura interiores a descascar. Pessoalmente sinto-me triste, e até envergonhado, por uma situação destas, mas que fazer? Os responsáveis, afinal de contas, somos todos nós, enquanto comunidade, que permitimos, por inacção ou omissão, estas coisas, não zelando, preservando nem dignificando aquilo que nos faz ter sentimentos e raízes de pertença. Quando estas coisas falham, por um pouco de argamassa e um balde de cal, algo está a precisar de reflexão.

Mas hoje é dia de festa e pouco importa realçar as coisas menos positivas, mas antes tê-las em conta para que se corrijam.

Lembro, pois, aqui e hoje a figura do Sr. António Henriques como alguém que poderia ter feito a diferença. Mas já cá não está em presença, mas certamente continuará a estar em memória.

Paz à sua alma e que Nossa Senhora da Boa Fortuna e Santo António zelem e intercedam por isso!