5 de agosto de 2022

Sexta-Feira, Festa do Viso

No rolar dos dias, este é mais um a anunciar o fim da semana de trabalho, para quem trabalha, ou o fim de semana e o encurtar de férias, para quem as goza.

De especial, parece que é hoje que tem início a nossa Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Fortuna e de Santo António, popularmente dita de Festa do Viso.

Tem, a Festa do Viso, e todas as outras que se realizam neste e nos próximos dois fins-de-semana, um azar do caraças, de coincidir com esse buraco negro,  a festa massiva chamada Viagem Medieval, que obviamente representa prejuízos, porque retira forasteiros.

Mas, sem dramas. De resto, apoio da Câmara Municipal foi coisa que a Festa do Viso nunca teve, para além do empréstimo de umas cancelas e de uns contentores de lixo. O que não é de somenos importância.

Mesmo no ano em que me calhou organizar a Festa, em 2004, já lão vão "meia dúzia de anitos", mesmo apelando formalmente ao pedido de apoio pelo contexto e importância do lado cultural de ter duas bandas filarmónicas, o apoio recebido foi zero.

Estamos, pois, habituados, a que o "esbanjamento" de dinheiro em festas e eventos seja mais centralizado, ali pelas frescas margens do Cáster. Mas a maioria do povo vai lá beber uns canecos e comer umas sandes de pernil e, mesmo a pagar a drobrar, fica todo contente. Ainda bem! Nós por cá, ainda que resignados, também ficamos, mesmo que os canecos sejam, afinal, copos de plástico, que agora têm que ser recicláveis.

É tudo, pois, uma questão de reciclagem, não só dos copos mas dos tempos e das modas. Aos mais velhos, como eu, tem que se dar um desconto, talvez porque já vimos e vivemos coisas que os mais novos, naturalmente e pela ordem da vida, não viram nem viveram.

Sem contemplações.

Viva a Festa!