5 de fevereiro de 2023

Bodas de Ouro matrimoniais de Joaquim e Margarida

Ontem, Sábado, dia 4 de Fevereiro, celebraram Bodas de Ouro matrimoniais o casal Joaquim e Margarida, do lugar de Fornos desta nossa freguesia. A celebração foi feita durante a missa comunitária das 17:30 horas, celebrada pleo nosso pároco Pe. António Jorge.

Por isso há meio século que o Sr. Joaquim, natural de Argoncilhe, chegou a Guisande para um casamento para a vida com a D. Margarida.

Certamente que chegaram até esta data com altos e baixos, com momentos de alegria ou mesmo de dissabores e dificuldades, porventura com algumas situações de desânimo, como é próprio da natureza de qualquer casamento, mas certo é que para se chegar até aqui é demonstrativo de que foram capazes de cumprir o essencial do compromisso dado mutuamente quando se enlaçaram, o de fidelidade e de amor, tanto nos tempos de alegria como nos de tristeza, na saúde e na doença, todos de os dias da vida em comum.

Amadureceram como pessoas, construíram o seu lar e dessas sementes têm filhas e netos. Fazem parte de uma família mais ampla, a da nossa comunidade onde sempre se integraram.

Pode parecer coisa de somenos importância, mas não é. É difícil, e pelo padrão dos tempos que correm já será proeza celebrar Bodas de Prata por vinte e cinco anos de vida em casal quanto mais cinquenta anos. Tal só se consegue com muito conhecimento mútuo, compreensão e tolerância sob os valores do casamento cristão. Ora estes valores, não constituindo regra, são quase a excepção que a confirma. Não surpreende, pois, o ritmo e a preponderância dos divórcios temporãos e das uniões a prazo, à experiência como se de coisas descartáveis se trate. Hoje em dia as ligações são quase só isso: Experiências em que ao primeiro desafio, mesmo sem ser grande o vendaval, o barco vacila e afunda-se. É o que é.

Ora o casal Joaquim e Margarida não serão um modelo perfeito de casal cristão, porque os não há, mas nesta conta redondinha de vida matrimonial, como as alianças que agora renovaram, têm demonstrado ser um casal muito unido, dois bons seres humanos optimistas e sempre bem dispostos, por vezes contagiantes, prontos para a brincadeira, convívio e um pé-de-dança, uma das qualidades que todos lhe reconhecem.

Merecem, pois, não só da sua família o orgulho, como da nossa comunidade, o apreço, respeito e votos de felicidades durante o tempo que Deus lhes quiser conceder.

Parabéns e venham mais 25!

[foto: cortesia de Domingos Magalhães]