27 de fevereiro de 2023

O ChatGPT continua a dar pontapés na cultura e na geografia

Já tenho aqui falado do ChatGPT . Por curiosidade e para aferir das capacidades desta ferramenta que está a revolucionar as plataformas tecnológicas, continuo com os meus testes. Se é certo que em muitas matérias dá cartas, continua, porém, ainda a não saber as lições e por isso a algumas questões dá erros de palmatória com informações de todo incorrectas. Por exemplo: À questão de tecer considerações sobre a freguesia de Guisande, do concelho de Santa Maria da Feira, respondeu:

A freguesia de Guisande está localizada no concelho de Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, em Portugal. É uma freguesia com uma área de aproximadamente 6,4 km² e uma população de cerca de 3.000 habitantes, de acordo com os dados do último censo.

Guisande é uma freguesia com uma forte tradição agrícola, sendo a produção de vinho uma atividade importante na região. A paisagem rural, caracterizada por colinas verdejantes e vales férteis, atrai muitos turistas que procuram fugir da agitação das cidades e desfrutar de um ambiente tranquilo e natural.

A freguesia de Guisande tem uma história rica, tendo sido habitada desde a época romana. Durante a Idade Média, Guisande foi um importante centro religioso, com a construção de várias igrejas e mosteiros, como a Igreja de Santa Eulália e o Mosteiro de São Salvador de Guisande.

Atualmente, Guisande é uma freguesia em desenvolvimento, com uma economia diversificada e um forte espírito comunitário. A preservação das tradições e da cultura local é uma prioridade para os seus habitantes, que organizam várias festas e eventos ao longo do ano, como as festas de São João e a Romaria da Senhora da Guia.

Em resumo, a freguesia de Guisande é uma região com uma forte identidade cultural, paisagens naturais deslumbrantes e uma comunidade unida e empreendedora, o que a torna um lugar especial para se visitar ou viver.

Como se pode ver, para além de algumas considerações básicas e comuns a muitas aldeias, dá um rol de deficientes informações, desde logo que temos por cá um mosteiro de S. Salvador e uma igreja de Santa Eulália. Temos as festas de S. João e da Senhora da Guia.

Tem, pois muito caminho para andar e papinha Cerelac para comer o ChatGPT e ainda não é de confiar porque  com muitas calinadas. Algumas grosseiras.