22 de março de 2023

Comidos de cebolada


Por estes dias foi noticiado que a TAP, essa larga gamela onde todos os portugueses pagam a ração mas poucos dela comem, deu lucros!!!

Dizem que, depois de cinco anos a a dar prejuízos, registou em 2022 um resultado líquido de 65,5 milhões de euros.

Ao Governo importa fazer transmitir estas notícias, até porque está prestes a ser discutida (novamente) a privatização desse comedouro de dinheiros públicos e a maioria dos portugueses até será comida de cebolada, porque importa fazer passar o lado positivo da coisa mas faz-se de conta que é só isso. Lucro!

Como bem disse um certo analista, despediram-se 1600 trabalhadores, cortaram-se 95 milhões nos salários dos restantes e não se conta com os 118 milhões de euros de juros que a injeção de capital de 3.2 mil milhões custa todos os anos aos portugueses. Peanuts! Amendoins!

Perante estes números, estranho seria que a coisa não apresentasse algum lucro. É como alguém ir almoçar, pagarem-lhe a refeição, a bebida e a sobremesa, olhar para o chão e achar uma moeda de 1 euro e e depois gabar-se que teve lucro.

Este regozijo da TAP, do Governo e dos seus correligionáios do partido, depois do revanchismo ao anterior Governo de Passos Coelho, em 2016, por fundamentalismo politico e ideológico ao reverter então a privatização, que agora, largos milhões depois, pretende levar para a frente, é no mínimo um insulto à inteligência dos portugueses. Lamentável!