20 de maio de 2023

Brincar às bonecas

 


O Sábado nasceu fresco e algo nublado mas logo às primeiras horas começou a abrir o azul e o sol a fazer o melhor que sabe, iluminar e aquecer, embora a sentir-se um ventozinho a armar-se em valente, que acompanhou o grupo durante todo o percurso de subida pela bonita e áspera Serra da Boneca. 

É verdade! O grupo hoje rumou a terras de Penafiel, pela freguesia de Sebolido onde trilhou o PR5 Serra da Boneca e Douro. 

O trilho vale sobretudo pelo percurso na serra, porque a dureza da subida, e mesmo das descidas, é sempre compensada pelas magníficas vistas sobre o rio Douro e suas margens. 

A segunda parte que desce junto ao Douro é menos interessante e quase sem pontos de interesse para além do caminhar. Vê-se sobretudo as margens infestadas de mimosas e eucaliptos e lixo, muito lixo, desde colchões a latas de tinta e restos de obras. O português tuga no seu melhor (pior).

O restabelecimento de forças deu-se no Jardim do Arda, em Pedorido. Já se comeu bem melhor, mas foram refeições quanto baste e económicas pelo que pedir melhor já é abuso. Nenhum do grupo é patrão.

Em resumo, os mesmos ingredientes: Exercício físico, contacto com a natureza, o conhecimento de gentes, lugares e sítios, convívio e partilha. Afinal que mais se pode desejar?

De seguida os habituais olhares.