7 de maio de 2023

Capela do Viso - Vai ser alvo de obras

 



É sabido que a capela do Viso está em mau estado de conservação, nomeadamente ao nível do reboco e pinturas bem como de patologias decorrentes de constantes infiltrações pela cobertura. É um dos edifícios do nosso património arquitectónico e colectivo, que nos orgulha, mas sem correspondência porque em regra algo desprezado no que diz respeito à sua conservação.

Face a esta evidência, que não é de agora, por informação do pároco Pe. António Jorge Oliveira, foi decidida a intervenção pelo que estão abertas as candidaturas a empreiteiros de trolharia que tenham interesse em realizar a obra, pelo que o respectivo caderno de encargos pode ser solicitado junto do pároco.

Pessoalmente estou algo céptico quanto a aparecerem vários interessados, uma vez que os empreiteiros são poucos e nesta altura do campeonato, regra geral, estão todos assoberbados de trabalho. Não espantará, pois, que ninguém se mostre interessado pelo que o mais certo é que o trabalho tenha que ser entregue por ajuste directo a quem ainda tiver alguma disponibilidade. Mas compreendo que numa primeira fase esta seja a acção correcta, a de convidar interessados. Presumivelmente espera-se que as obras sejam realizadas antes da próxima edição da festa do Viso.

Quanto às verbas que serão necessárias, para já será utilizado o bom saldo deixado pela Comissão de Festas do Viso do ano passado, mas mesmo assim perspectiva-se que não chegue pelo que o mais certo é que entretanto a comunidade seja chamada a comparticipar a um peditório que se poderá realizar para o efeito. Devemos, pois, ajudar e colaborar já que sendo certo que é património da estrutura da Igreja (que infelizmente pouco ou nada comparticipa para conservar o que é seu) é também património identitário de todos nós. 

Saibamos, pois, corresponder quando formos chamados a isso.