6 de maio de 2023

Trilho do Rio Mau e Ribeiro de Cadeados - Penafiel

 


Sábado, 6 de Maio. O tempo prometia alguma chuva no início do dia mas também a abertura do céu a partir do meio da manhã. E assim foi: Um chuva ligeira no início do trilho, que não incomodou porque de algum modo o grupo estava preparado com vestuário para a enfrentar, mas logo depois dos primeiros metros da subida em calçada, ...ó roupa para que vos quero! Os guarda-chuvas dos mais temerosos eram apenas adereços para as fotografias românticas junto às cascatas.

Logo depois, a parte principal e mais interessante do trilho com descida ao Poço Negro do rio Mau e um pouco a montante, no seu afluente, a ribeira de Cadeados, as deslumbrantes cascatas. É certo que são mais imponente no Inverno e depois de chuvas generosas, mas mesmo assim deu para usufruir da sua beleza. Num dia de calor apetecerá um banho refrescante nos diversos poços de água transparente. Um sutiã de cor bordeaux ali abandonado dava a entender mergulhos saborosos.

De seguida a escalada técnica pela encosta e ajudada por cordas colocadas no trilho, a exigir cuidado porque muito íngreme e de pedra irregular e escorregadia. O grupo não tem cabras nem cabrões mas trepou bem. Depois o regresso a Rio Mau agora em descida.

O trilho não é muito extenso, apenas à volta de 8 Km, mas vale sobretudo pela descida ao Poço Negro e acompanhamento nas margens apertadas do rio Mau e seu afluente a ribeira de Cadeados, submersas numa frondosa vegetação e ladeadas por vestígios de construções ligadas à exploração mineira.

O habitual retempero já em terras de Paiva, na freguesia da Raiva, com uma económica mas saborosa refeição com rojões, feijoada de tripas e a abrir as saborosas papas de sarrabulho.

Mais uma bonita jornada de convívio, exercício físico e fruição da natureza e dos seus recantos, sem pressas, sem relógios a contar segundos, sem metas por transpor e sem preocupações por ritmos. O ritmo é o da natureza e o de saborear cada recanto, cada vista.

Para a semana há mais!

Ficam de seguida alguns dos muitos olhares.