5 de maio de 2023

É sexta-feira - Galambadas e monos

É sexta-feira, 5 do 5.

- O país ouviu o seu presidente a dar explicações sobre a tal "guerra" entre a presidência e o governo. Para muitos um ralhete sem consequências, para outros apenas uma forma de queimar politicamente o tal ministro Galamba o qual, reconheça-se, a partir daqui é um ministro queimado e fragilizado, mesmo que defendido pelo seu chefe. Política!

Sinceramente, a mim nem me aquece nem arrefece e penso mesmo que o castigo maior para este governo de trapalhadas é mesmo obrigá-lo a cumprir o mandato até ao fim ou que impluda sobre ele próprio.

- Quanto a futebol, parece que ontem o F.C. do Porto recebeu e venceu o Famalicão para a tal taça do Jamor, como lhe chama o Pinto da Costa. Viram-se negros para vencer a eliminatória e , como vem sendo hábito, abriu as hostilidades com mais um penaltie. Serão quê, uns três ou quatro jogos seguidos a carimbar penalties?

No final, as cordialidades do costume de Sérgio Conceição com os treinadores adversários. Onde é que já vimos este filme? Desta vez parece que no centro das "amizades" o Pepe, esse digno exemplar da sarrafeirice rasteira, terá sido alvo de "racismo" por um colega de profissão lhe ter chamado "mono".  De facto é uma ofensa grave pois toda a malta sabe que o "stéreo" é bem melhor que o "mono".

Já quanto a Sérgio, o costume, a festejar a berrar na cara dos adversários. Não é bonito nem desportivo mas faz parte do seu pouco carácter enquanto treinador. Como pessoa acredito que será boa gente e bom chefe de família. O problema é o futebol!

- Por estes dias, tomei conhecimento de um processo de contra-ordenação duma Câmara Municipal a um contribuinte do município, aplicando-lhe a coima de 500 euros. O crime: Subir o muro à face da rua, alterando o existente, mesmo que não ultrapassando a altura regulamentar. Em rigor nem o muro foi subido mas apenas substituida a parte da grade metálica por muro fechado. Mesmo que no entretanto e após o embargo o contribuinte submetesse o pedido de licenciamento procurando regularizar a situação que de boa fé entendia não carecer de licenciamento.

Na justificação da aplicação da coima, foi considerada "elevada gravidade da infracção", "elevada culpa do contribuinte" e "benefício de vantagem económica".

Já agora acrescente-se que o muro original foi realizado depois de cedência de terreno para alargamento da rua, o que torna engraçada a questão do "benefício económico".

Ou seja, analisados todos os factos, sendo legítima à luz da lei a aplicação da coima, e uma lei pode ser sempre iníqua, parece-me uma decisão desproporcional, tanto mais que esta prática de contra-ordenações é aparentemente arbitrária pois o que não faltam por aí é muros a serem alterados sem sinais de terem sido licenciados. Isto para não falar em construções que vão sendo feitas em terrenos classificados como não urbanos. Aos olhos de todos. Mas neste país sempre foi mais fácil castigar por pequenas coisas do que por grandes aberrações.

- Por cá, na aldeia, tudo na mesma paz e serenidade. Reza-se o Terço do mês de Maio, há flores e rosas a perfumar os jardins.