23 de junho de 2022

Marco dos quatro concelhos

O "Marco dos Quatro Concelhos" é um sítio amplamente referido e conhecido como correspondendo ao local de junção dos limites dos territórios dos concelhos de Santa Maria da Feira (freguesia de Canedo, Vale e Vila Maior), pelo poente, Arouca (S. Miguel do Mato), pelo sul, Castelo de Paiva (Pedorido, Raiva e Paraíso), pelo nascente e Gondomar (Lomba), pelo norte. Localiza-se nas coordenadas 41°00'06.8"N 8°23'24.3"W ou 41.001888, -8.390090.

O local pode ser acedido mais facilmente  a partir do lugar do Viso, na freguesia de S. Miguel do Mato, mas também pelo estradão que sobe pelo lugar de Rebordelo, em Canedo, ou mesmo pelo lado da Inha,  Labercos ou mesmo por Pedorido a partir das localidade da Póvoa.

O sítio, com base pavimentada, é composto por dois elementos em granito: O marco, uma espécie de pilar, com quatro faces, em cada uma delas com a inscrição de um dos quatro concelhos, apoiado numa base aproximadamente quadrangular e encimado por um elemento piramidal. Ainda uma mesa em granito ladeada por quatro bancos também em granito, um em cada lado.

Os actuais elementos foram reimplantados em 14 de Maio de 2004, supondo-se que no lugar onde noutros tempos existiriam elementos semelhantes mas desaparecidos.

As informações sobre as origens são escassas ou inexistentes. Por isso, eventualmente baseado em factos, mas já numa quase espécie de lenda, diz-se que em tempos antigos ali se reuniam ocasionalmente os administradores dos quatro concelhos para tomarem entre si decisões que a ambos dissessem respeito. A mesa, então seria redonda e não quadrada como a actual.

Não parece crível que pudessem existir assuntos do interesse simultâneo dos quatro concelhos, mas certamente, que enquanto territórios confinantes, teriam assuntos a tratar se não com todos, pelo menos com algumas das partes. Talvez sobre estradas ou caminhos comuns. Nesses tempos antigos pouco mais haveria a combinar.

Todavia e apesar de se designar de "Marco dos Quatro Concelhos, a verdade é que não existe um ponto único e comum aos quatro municípios. É certo que os limites estão muito próximos mas não são coincidentes num único vértice. De resto, por exemplo, Santa Maria da Feira não chega sequer a confinar com Castelo de Paiva.

A ter em conta os limites administrativos constantes em alguma cartografia, os atrás referidos elementos, o marco e a mesa, estão implantados na sua totalidade em terreno da freguesia da Lomba, do concelho de Gondomar, embora muito próximo do limite deste concelho com Santa Maria da Feira e logo de seguida a Arouca.

Por conseguinte, o local e os seus elementos são notoriamente simbólicos, e de facto localizados muito próximos entre os diferentes limites mas, como se disse, não coincidentes, apesar de essa ser uma ideia propagada e tida como verdadeira.

O local fica próximo do marco geodésico do Sobreiro ou Cabeço do Sovereiro, a uma altitude de aproximadamente 470 m. Sem os eucaliptos que predominam  nesse monte do Sobreiro e da serra do Camouco ou monte de Meda, que se interligam, é possível avistar paisagens longínquas, icluindo, do lado norte, trechos do rio Douro.

Tenho fotos próprias do lugar, que já visitei em várias ocasiões, a pé, de jipe e de bicicleta, mas utilizo, no entanto, pelo seu significado, uma foto de autoria do Pe. António Machado, ex-pároco de Caldas de S. Jorge, numa visita que em 2010 fez ao local com o saudoso Pe. Domingos Moreira, nessa altura já em estado de debilidade (faleceu em 10 de Janeiro de 2011).