21 de novembro de 2020

Rio Inha e seus afluentes - Mapa

Clicar na imagem para visualizar em grande formato

aqui tivemos a oportunidade de falar sobre o Rio Inha.  Voltamos ao assunto, para publicar o mapa com o seu traçado e seus principais afluentes e sub-afluentes.

O rio Inha, conjuntamente com o rio Uíma, rio Cáster e rio Antuã, é dos maiores rios a percorrer o território do concelho de Santa Maria da Feira, sendo que nasce no concelho de Arouca, na freguesia de Escariz e desagua na margem esquerda do Rio Douro, dividindo as freguesias de Canedo e da Lomba, esta do concelho de Gondomar. Por sua vez o Rio Uíma nasce em território Feirense (Duas Igrejas - Romariz) e desagua em território de Vila Nova de Gaia (Crestuma ).

O Rio Inha tem uma extensão aproximada a 19 Km, cerca de 10 Km inferior à extensão do Rio Uíma, mas com bacias hidrográficas semelhantes em área, sendo que a do Uíma mais extensa e mais estreita e a do Inha aproximadamente circular.

Não são conhecidos dados sobre os caudais médios de ambos os rios mas serão semelhantes, sendo que devido ao relevo mais montanhoso e percurso encravado entre vertentes mais abruptas, o Rio Inha terá caudais instantâneos mais volumosos devido a uma menor infiltração o que é normal acontecer em zonas mais planas como aquelas onde na sua maior parte corre o Rio Uíma.

Como se vê pelo mapa acima, com a representação da maior parte dos seus afluentes e sub-afluentes, depois de um início no sentido nascente/poente, adopta um traçado predominante de sul para norte. Percorre as freguesias de Escariz e Fermedo, do concelho de Arouca, as freguesias feirenses de Romariz, Louredo, Vale e Canedo e ainda em divisão, a freguesia da Lomba, de Gondomar.

Na margem esquerda o seu principal afluentes é a Ribeira da Mota (que recebe a Ribeira de Gião). Por sua vez, na margem direita o principal afluente é o sistema do Rio Amieira/Ribeira da Lavandeira, e ainda a Ribeira do Gelomeiro (ou de Monte Meda) e Ribeira de Cabanas (ou do Camouco).