20 de novembro de 2020

Rio Uíma e seus afluentes - Mapa

Clicar no mapa para aceder a grande formato

O Uíma é um dos principais rios do concelho de Santa Maria da Feira.  Nasce na encosta nascente do lugar de Duas Igrejas, na freguesia de Romariz. Desagua no rio Douro na freguesia de Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia, ligeiramente a jusante da Barragem de Crestuma-Lever.

Da nascente até a foz percorre, predominantemente de sul para norte, as freguesias de Romariz, Pigeiros, Milheirós de Poiares, Escapães, Caldas de São Jorge, Lobão, Fiães, Sanguedo, Vila Maior (todas do concelho de Santa Maria da Feira), Sandim, Lever e Crestuma (do concelho de Vila Nova de Gaia).

Tem uma bacia hidrográfica de aproximadamente 82 Km2 e um percurso com cerca de 35 Km, sendo que cerca de 2/3 em território feirense e 1/3 em terras de Vila Nova de Gaia.

Os seus principais afluentes são, pela margem esquerda o Ribeiro do Regueirinho, Ribeiro da Laje,  Ribeiro de Arribes, Rio Às-Avessas, Ribeira do Regato da Carvalha ou da Candeeira, Ribeira de Gende e Ribeiro do Marão. Pela margem direita, o Ribeiro de Estôze, Ribeiro de Santo Ovídeo, Ribeiro da Azenha, Ribeiro da Chã, Ribeiro de Lobel, Ribeira da Giesteira, Ribeira da Póvoa e Ribeira da Bica.

De todos estes afluentes são os mais extensos e importantes são na sua margem esquerda o Rio Às-Avessas e Ribeira do Regato da Carvalha ou da Candeeira, e pela margem direita a Ribeira da Giesteira. Todos os demais indicados e  outros ainda menores, constituídos por curtos regatos de menor importância, na sua maioria são de caudal intermitente ou mesmo secos no Verão, mas todos contribuem para o avolumar do caudal que entre no rio Douro.