20 de novembro de 2020

Rio Uíma e seus afluentes - Mapa

O Uíma é um dos principais rios do concelho de Santa Maria da Feira.  Nasce no lugar de Duas Igrejas, na freguesia de Romariz. Desagua no rio Douro na freguesia de Crestuma, no concelho de Vila Nova de Gaia, ligeiramente a jusante da Barragem de Crestuma-Lever.

Da nascente até a foz percorre, predominantemente de sul para norte, as freguesias de Romariz, Pigeiros, Milheirós de Poiares, Escapães, Caldas de São Jorge, Lobão, Fiães, Sanguedo, Vila Maior (todas do concelho de Santa Maria da Feira), Sandim, Lever e Crestuma (do concelho de Vila Nova de Gaia).

Tem uma bacia hidrográfica de aproximadamente 70 Km2 e um percurso com cerca de 30 Km, sendo que cerca de 2/3 em território feirense e 1/3 em terras de Vila Nova de Gaia.

Os seus principais afluentes são, pela margem esquerda o Ribeiro da Laje,  Ribeiro de Arribes, Rio Às-Avessas, Regato da Carvalha, Ribeira de Gende e Ribeiro do Marão. Pela margem direita, o Ribeiro de Estôze, Ribeiro de Santo Ovídeo, Ribeiro da Azenha, Ribeiro da Chã, Ribeiro de Lobel, Ribeira de Campêlo, Ribeira da Póvoa e Ribeira da Bica. Tem outros afluentes constituídos por regatos de menor importância mas que todos contribuem para o avolumar do caudal que entre no rio Douro.