23 de maio de 2023

Não querias calorias...

Nunca tanto se falou de calorias nem nunca tanto se procurou dar combate ao excesso das mesmas. Assim cada vez mais vemos as pessoas a alinhar em actividades físicas regulares, como ida aos ginásios, caminhadas, corridas, voltas de bicicleta, natação, futebol, etc, etc. A par de uma alimentação saudável e regrada, para muitos o exercício físico é fundamental para controlar o excesso de calorias ingeridas sem grandes privações nos hábitos alimentares, embora ambos os aspectos devam ser complementares.

As calorias estão relacionadas ao conteúdo energético das bebidas e alimentos naturais ou processados.

As calorias em alimentos são geralmente calculadas por meio de técnicas de análise química. Os alimentos são compostos por diferentes macronutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras, que contribuem para o valor calórico total. Aqui está uma explicação básica de como as calorias são calculadas para cada macronutriente:

a) Carboidratos: Os carboidratos são uma fonte de energia e fornecem cerca de 4 calorias por grama. Os alimentos ricos em carboidratos, como pães, arroz, massas e frutas, geralmente têm seu conteúdo de carboidratos determinado e multiplicado por 4 para obter a quantidade de calorias provenientes dos carboidratos.

b) Proteínas: As proteínas também são uma fonte de energia e contribuem com cerca de 4 calorias por grama. O teor de proteína nos alimentos pode ser analisado e multiplicado por 4 para determinar a quantidade de calorias provenientes das proteínas.

c) Gorduras: As gorduras são uma fonte concentrada de energia e fornecem cerca de 9 calorias por grama. A análise de alimentos pode determinar o teor de gordura presente e multiplicá-lo por 9 para calcular as calorias provenientes das gorduras.

Além dos macronutrientes principais, também é importante considerar as fibras alimentares, álcoois de açúcar e outros componentes que podem ter um impacto calórico menor. Esses valores podem ser subtraídos das calorias totais para obter um valor mais preciso do conteúdo calórico líquido.

Importa ter em conta que os cálculos de calorias são aproximados e podem variar de acordo com fatores como a qualidade dos ingredientes, os métodos de preparação dos alimentos e possíveis variações naturais nos próprios alimentos. É comum que os rótulos de alimentos embalados informem a quantidade de calorias com base nessas análises.

Como são determinados os valores calóricos dos ingredientes:

As calorias em alimentos são determinadas por meio de métodos de análise laboratorial. Existem várias técnicas utilizadas para medir o conteúdo calórico dos alimentos, sendo as mais comuns:

Calorimetria: A calorimetria é um método que envolve a queima direta de uma amostra de alimento em um dispositivo chamado bomba calorimétrica. A quantidade de calor liberada durante a queima é medida e convertida em calorias. Esse método fornece uma medida direta do conteúdo calórico do alimento.

Análise Proximal: A análise proximal é um conjunto de métodos que determinam a composição química aproximada dos alimentos. Envolve a medição dos teores de macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e outros componentes, como fibras e água. Com base nessas medidas, é possível calcular as calorias utilizando os valores calóricos conhecidos para cada nutriente (4 cal/g para carboidratos e proteínas, 9 cal/g para gorduras).

Dados de Composição: Para alimentos processados e embalados, as informações nutricionais geralmente são obtidas a partir de bancos de dados de composição de alimentos. Esses bancos de dados contêm informações detalhadas sobre a composição química dos alimentos, incluindo os valores calóricos. Os valores são determinados por meio de análises laboratoriais de amostras representativas dos alimentos.

A determinação exata das calorias em um alimento pode ser um desafio devido a variações naturais, diferenças nos métodos de análise e nas condições de processamento dos alimentos. Portanto, as informações nutricionais fornecidas nos rótulos dos alimentos podem apresentar certa margem de erro.