13/06/2023

Condenação

Nesta segunda-feira, no Juízo Central Criminal de Lisboa. Francisco J. Marques (diretor de comunicação do FC Porto), foi condenado a um ano e dez meses de prisão e Diogo Faria (diretor de conteúdos) a nove meses de prisão, ambos os casos com pena suspensa. Ambos estão ainda condenados a pagar 10 mil euros, de forma conjunta, a Luís Filipe Vieira, que se constituiu como assistente no processo. Júlio Magalhães (ex-diretor do Porto Canal) foi absolvido.

Importa realçar a condenação. Pena que a pena seja suspensa. Nem que fossem uns três meses de prisão efectiva fariam bem aos condenados para se consciencializarem de que não pode valer tudo em nome do fanatismo e rivalidade clubística.

Mesmo admitindo que as mensagens privadas obtidas de forma ilegal e divulgadas igualmente de forma criminosa e ainda por cima com alguma manipulação, pudessem ter indícios de deturpação do sistema ligado ao futebol e arbitragem, tal não justifica os crimes cometidos por esses senhores. Pena ainda que o ex-director do Porto Canal tenha sido absolvido quando é demasiado claro que teve responsabilidades na divulgação pública enquanto director da estação.

Em todo o caso, sabemos que a sentença ainda é passível de recursos, o que vai acontecer porque nestas coisas ninguém quer admitir a derrota e o artista Francisco J. Marques já disse que "a luta continua", como se o crime de apropriação e divulgação de mensagens de carácter privado de terceiros, de uma instituição ou de um particular, possam ter aceitação de ânimo leve num Estado de Direito e seja uma luta pela qual valha a pena lutar. Em suma, o homem apesar de condenado dá ares de quem não está arrependido, bem como transmite uma mensagem clara de que vai reiterar no mesmo crime. Ora quando assim é, sabendo-se que o arrependimento ou a falta dele é factor importante na determinação das penas criminais, a Justiça só tem um caminho, condená-lo a prisão efectiva.

Por mais que eles e muitos dos deles defendam nesta questão o interesse público dos seus actos, não pode valer tudo, e no dia em que a Justiça legitimar este tipo de crimes, então já mais nada há a defender no que toca à defesa e salvaguarda da vida privada. O cerne do problema, a manipulação de eventuais procedimentos ligados ao futebol e ao desporto em geral, em favor próprio, têm que ser combatidos, sejam prevaricadores o Benfica, o Porto ou qualquer outro clube ou quaisquer dirigentes ou agentes desportivos, mas com os meios e canais legais que a Justiça e a lei têm ao dispôr. Fora disso é campo da ilegalidade e do crime. 

Já agora, para terminar, uma questão: Os condenados fariam o mesmo se os emails em causa atingissem o seu próprio clube? Oram respondam lá!

Etiquetas

Acção Social Acontecências Actualidade Alertas Ambiente Anos 80 Aplicações Apontamentos Aprender Arrelias Arte Assembleia de Freguesia Associativismo Autores Avisos Cadernos Câmara Municipal Caminhadas Cartazes Cartões Celebrações Centro Social Charadas Cidadania Citações Colecções Comemorações Comida Comunidade Inter-Paroquial Concelho Contos Convívio Crónicas Cultura Curtas e Grossas Datas Datas e factos Desenhos Desporto Diário Ditos e Mexericos Divulgação Documentos É bom saber Editais Educação Efemérides Efeméridess Eleições Entretenimento Escola Escritas Estado Eventos Evocações Facebook Festa do Viso Festas Festividades Ficção Figuras Fotografias Fotomontagem Fotos Antigas Futebol Genealogia Gente Nossa Grafismos Grupo de Jovens Grupo Solidário Grupos Guisande Guisande F.C. Guisande Solidário Heráldica Historiando Humor Humorlândia IA Ilustrações Imprensa Informações Iniciativas Inquéritos Inteligência Artificial Internacional Ironias Junta Junta de Freguesia Juventude Lamentos Legislação LIAM Listas Livros Lobão Locais Local Louredo Lugares Mapas Melhoramentos Memórias Momentos Movimentos Mundo Município Música Nacional No comments Nostalgias Notas Notícias Obituário Obras Olhares Opinião Orações Outono Outros mundos Panfletos Para rir ou chorar Parábolas Paróquia Páscoa Património Pensamentos Pessoais Pessoal Poder Local Podia ser verdade Poesia Política Políticos Portugal Postais postal do dia Propaganda Quintas Rabiscos Recordando Recortes Recreativos Recreio Rectrospectiva Redes Sociais Reflexões Religião Sabia que? Santa Maria da Feira Sátira Saúde Seniores Sextas Sítios so Sociedade Sondagens Subscrevo Televisão Tempos Trabalhos Gráficos Tradições Turismo União de Freguesias Veteranos Guisande F.C. Vídeos Vizinhança

Artigos - Índice