31 de julho de 2023

Festa de Nossa Senhora da Boa Fortuna e Santo António - 2023 - Procissão

Tarde de Domingo da nossa festa do Viso - Guisande. Esperando não ter feito mal a contagem, creio que foram 15 os andores que integraram a procissão solene na edição deste ano de 2023, em honra de Nossa Senhora da Boa Fortuna e Santo António, sendo que repetida a imagem da Senhora de Fátima .

Mesmo que na velha ideia de que é possível fazer sempre mais e melhor, pareceu-me que a nossa procissão deste ano teve os principais ingredientes para a sua valorização, com muitos participantes, muita assistência ao longo da extensão do percurso, e como resultado da devoção, empenho e esforço de muitos, fosse de forma mais visível ou discreta. A decoração do percurso esteve interessante e muito colorida e que deveu-se ao esforço de muitos que se privaram de momentos de convívio familiar para ali estarem na sua elaboração.

Apesar disso, a procissão solene na nossa festa não é melhor nem pior do que as de outras terras, porque estas coisas devem valer sobretudo pela devoção e fé e não tanto pelo aparato das decorações, do número de andores e da riqueza dos arranjos florais ou da passadeira na rua, mas é muito nossa e como tal a todos deve orgulhar por vários aspectos, desde logo o tal cumprimento da devoção para com Jesus, Nossa Senhora da Boa Fortuna e demais santos e santas de Deus e ainda pelo cumprimento do dever de uma comunidade que se une para celebrar, comungar e partilhar. É isso que importa. É isso que deve valer. O resto tantas vezes é acessório e fogo de vista, que pode deslumbrar o olhar mas que pouco vale aos olhos de quem, superiormente julga, o Altíssimo. Mas creio e quero acreditar que nestes actos de devoção, por Ele somos perdoados por algumas vaidadezinhas e pelas nossas limitações humanas.

Parabéns a todos quantos tornaram possível esta importante manifestação de devoção, sem dúvida um dos pontos altos da nossa festa.

Foi ainda importante e enriquecedor, que tantos jovens estrangeiros tivessem experienciado esta nossa manifestação religiosa, social e cultural, identitária da nossa comunidade. De resto, as jovens que foram acolhidas na minha casa tiveram a oportunidade de também elas transportarem por algum tempo um dos andores de Nossa Senhora. Ficaram sensibilizadas por esta oportunidade de vivência e partilha.

Ainda de registar a honrosa presença de Matthias König, bispo auxiliar da Arquidiocese de Paderborn, Alemanha, que aqui se deslocou para expressar na primeira pessoa o agradecimento à nossa comunidade pelo acolhimento dedicado aos jovens da sua diocese.

Lista dos andores integrantes:

Nossa Senhora da Boa Fortuna

Santo António