18 de agosto de 2023

Festas por aí - Santo Ovídio e Nossa Senhora da Natividade - 2023

 


Festas por aí. Santo Ovídio, Senhora da Guia e S. Lázaro, em Ribeiro - Lobão e Nossa Senhora da Natividade em Vila Seca - Louredo. Ambas as festas com muita tradição, devoção e vivência comunitária. 

Os artistas da música, mesmo que alguns vão a todas, esses em rigor pouco contam para o que realmente interessa. E também para quê trazer artistas da primeira liga do campeonato pimba se não temos arraial para eles? Vamos andar a pedir um campo aos vizinhos? 

Um pouco como a história do político demagógico que prometeu a construção de uma ponte numa certa aldeia, perante a observação dos locais de que por lá não passava qualquer rio, e como tal não fazia sentido prometer uma ponte, ele, o demagógico, manteve a postura de grandeza e de rajada prometeu também fazer um rio.

Há gente e terras assim: Com a mania de grandezas constroem uma ponte mesmo não sendo necessária e para que possa ter alguma utilidade também mandam fazer um rio.

Tanto a festa a Santo Ovídio como à Senhora da Natividade, estão repletas de tradição e fazem parte das memórias colectivas das populações de Lobão e Louredo bem como, por ser terra vizinha de ambas as freguesias, também de Guisande. Não precisam, pois, das grandezas de tais "pontes" e "rios". Basta serem elas próprias.