23 de setembro de 2023

Centro de Interpretação do Românico


Num belo Sábado de princípio de Outono, uma visita ao Centro de Interpretação do Românico em Lousada. De autoria dos arquitectos Henrique Marques e Rui Dinis, pretende ser a definição de um conceito baseado nas “características do românico da região”: “a unidade dentro da diversidade”. Segundo os autores "...foi concebido com o intuito de remeter as pessoas, “ainda que de forma contemporânea, para as sensações que têm ao entrar dentro de uma das igrejas do românico,  pela escala, geometria dos espaços e da planta, altura, conseguindo-se assim transmitir a diversidade e representatividade de tudo o que a rota do românico oferece.

Para além da visita ao centro, ainda nela a decorrer uma exposição de aguarelas da autoria de António M. Silva, com uma mostra constituída por 58 trabalhos, um por cada monumento da atual Rota do Românico.

Concebida em duas fases (2006 e 2012/13), esta exposição temática tem vindo a percorrer, desde então, todo o território abrangido pela Rota do Românico, nos vales do Sousa, Douro e Tâmega.

António M. Silva nasceu em 1960 na freguesia de Arcozelo, no concelho de Vila Nova de Gaia. Desde jovem trabalhou em artes gráficas, como desenhador, tendo frequentado a Escola Artística de Soares dos Reis. Tem-se dedicado maioritariamente à pintura, com notada preferência pela aguarela.