30 de outubro de 2023

Rio Paiva e seus afluentes

Clicar sobre o mapa para aceder a grande formato

O rio Paiva é um rio português e afluente da margem esquerda do rio Douro, com um comprimento de aproximadamente 112 Km e drena uma bacia hidrográfica de 759 Km2. Nasce a uma altitude próxima de 1000 metros, na serra de Leomil, na freguesia de Pera Velha, junto à aldeia de Carapito, no concelho de Moimenta da Beira. Percorre território de dez municípios como Moimenta da Beira, Sátão, Vila Nova de Paiva, Viseu, Castro Daire, São Pedro do Sul, Arouca, Cinfães e Castelo de Paiva, num traçado sinuoso entre as serras de Leomil (a leste), S. Lourenço, S. Macário e Freita (pelo sul) e Montemuro (pelo norte).

Desagua no rio Douro, na freguesia de Fornos no concelho de Castelo de Paiva. O rio Paiva intersepta, desde Meitriz até Espiunca, a região noroeste do rico território classificado pela UNESCO como Arouca Geoparque.

Tem vários afluentes, com predominância do lado da sua margem direita, sendo os mais importantes, pela margem esquerda o Rio Paivô e Ribeira de Deilão e pela margem direita o Rio Ardena, Rio Tenente, Rio Sonso, Rio Teixeira, Ribeira da Carvalhosa, Rio Vidoeiro (ou Pombeiro), Rio Paivó, Rio Mau e Rio Côvo (ou Ribeira de Touro). Das muitas localidades por onde passa, destacam-se de montante para jusante, Vila Nova de Paiva e Castro Daire.

Conserva na sua bacia hidrográfica ainda várias espécies raras de fauna e flora protegidas por convenções internacionais, pelo que devido a essa importância recebeu no ano 2000 a classificação Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura

É um rio de montanha, ainda relativamente pouco poluído mas com focos que constantemente atentam à sua qualidade e tem sido um recurso turístico em crescendo, sobretudo com a introdução dos passadiços, na zona de Arouca, que o percorrem ao longo de 8,6 km pela margem esquerda desde a praia do Areinho até Espiunca. Ainda a construção da ponte metálica suspensa, em Alvarenga, todavia, esta um paradoxo de um equipamento sem finalidade funcional que não a exploração turística massiva. Ainda muito considerado nos desportos radicais como canoagem e rafting.

Nota: Mapa de nossa autoria. Direitos reservados.