Confesso que, porque por lá já passei, compreendo as dificuldades de uma qualquer junta de freguesia em manter os espaços públicos e bermas das nossas ruas e caminhos em bom estado de limpeza. Falta de pessoal e de recursos neste concelho vibrante. O mal é geral, sobretudo pelo nordeste.
Estas e outras fotos similares, poderiam já ter sido expostas há um mês porque a situação arrasta-se. Apenas as publico porque, para além de já estarmos numa situação de não poder usar os passeios devido à vegetação, nomeadamente nos lugares da Leira e Pereirada, quando fiz parte da Junta este tipo de situações eram alvo constante de críticas da então oposição, o que até se compreendia apesar da Junta de então lidar com uma situação financeira bem difícil decorrente da transição das freguesias para a União.
Também por esses tempos, por cá não faltava gente interessada e diligente a apontar e a publicar estas e outras situações de abandono.
Mas, vá lá saber-se porque razão, mudaram os tempos e algumas dessas pessoas terão perdido capacidade de visão e de intervenção, o que também se compreende.
Mas, mais a sério, sem qualquer ironia, mesmo percebendo todas as dificuldades, vai mesmo sendo tempo de limpar. Uma boa parte já foi limpa no período antecedente à festa do Viso, depois de meses por limpar. O troço da rua frente à minha porta não é limpo desde há três anos. Não sei por que motivo, talvez porque se pense que ali não mora gente. Os vizinhos vão limpando mas eu, sinceramente, cansei-me.
Mas sim, vai sendo tempo, mesmo que a daqui a dois meses a coisa vá mudar de figurino. Apesar disso, concerteza que na futura Junta vão continuar as dificuldades, porque, convenhámos, não há milagres.