24/09/2025

Eventos? Capacidade de inovação e concretização.

 


À questão lançada pela lista da candidatura do Johnny Deivis Almeida  à eleição para a Assembleia de Freguesia de Guisande, no próximo dia 12 de Outubro"- Que eventos gostava de ver em Guisande?", respondi em comentário:

1 - Corga da Moura: Estamos numa nova realidade com as 4 freguesias separadas. O sítio localiza-se em Gião. Não obstante, havendo um acordo entre as 4 freguesias, com um protocolo bem definido, e com orçamentos bem controlados, e com participações orçamentais com a mesma proporcionalidade que esteve na base da partilha definida pela Comissão de Extinção, concordo que se continue a realizar, porque permite um convívio inter-freguesias e um encaixe financeiro para as nossas associações e grupos.

2 - Mesmo a realizar-se o Corga da Moura, considero que a Junta, à falta de uma associação cultural activa, como seria a "Associação "O Despertar", deve promover uma semana cultural, incentivando à participação de movimento, grupos e movimentos da freguesia e paróquia.Se o Corga da Moura não se concretizar, deve procurar fazer algo, à nossa medida e aproveitando o apoio financeiro que a Câmara atribuí a este evento.

3 - Passeio sénior: Concordo que continue, mas eventualmente em moldes melhorados que possibilitem mais convívio e menos o apenas oferecer um passeio e um almoço.

4 - Face à conquista difícil da nossa independência, deve-se fazer um evento evocativo ao que se poderia chamar de Dia de Guisande, a envolver toda a comunidade.

5 - Promover eventos que possam ligar o passado com o presente, como sessões periódicas ou regulares ou tertúlias onde se possa conciliar cultura com aquilo que é a nossa história local e as nossas gentes.

6 - Promover um evento que a médio prazo possa ser diferenciador e marcante, por exemplo arte de rua.

7 - Promover um evento/programa onde anualmente se distinga uma pessoa ou grupo que tenha merecido destaque, pela sua cidadania, intervencão cívica, social, cultural, desportiva, etc.

8 - Outras mais. Não faltarão boas ideias e cuja promoção e realização não serão custosas mas apenas a depender de vontade e dinamismo.

---

Certamente que outros eventos, que também terão de saír da capacidade de inovação e concretização do executivo da Junta de Freguesia, seja lá quem for que vença a eleição. É possível fazer eventos de qualidade, diferenciadores, sem grandes custos orçamentais. Em muito, bastará capacidade de envolver e fazer acontecer. Mesmo sem uma estrutura de raíz, como um Centro Cultural com um auditório, temos e podemos aproveitar o que temos, como o Salão Paroquial, mesmo o auditório do Centro Cívico, o recinto do Monte do Viso, o Rinque Polidesportivo, o campo de Jogos do Guizande F.C., etc. Em suma, todo o território da nossa freguesia, pode e deve ser palco.