OBJECTIVOS E REGRAS DO GRUPO FACEBOOK "GUISANDE: ONTEM E HOJE" -
OBJECTIVOS:
- Dar a conhecer, valorizar e partilhar coisas relacionadas ao passado da nossa freguesia e paróquia, nomeadamente do seu património colectivo, material e imaterial, e suas gentes.
Também lugar a coisas do presente, mas preferencialmente enquadradas nesse contexto de ligação ao passado. Não obstante, por princípio, e mesmo que eventual e excepcionalmente e sempre que o administrador considere relevante, não pretende ser um espaço de notícias ou divulgação de acontecimentos do dia-a-dia. Para isso há outros espaços abertos, incluindo na minha página pessoal. Não é um espaço institucional pelo que não tem quaisquer obrigações nesse contexto.
REGRAS:
1-Grupo pessoal, privado, aberto a guisandenses, naturais ou residentes ou com ligações familiares justificadas.
2-O Administrador poderá aceitar membros não guisandenses, se por si reconhecidos e que comportem mais valia.
3-Reserva de admissão e moderação de publicações e comentários.
4-Não se aceitam comentários descontextualizados e desrespeitosos com o autor ou membros do grupo.
5- Não se aceitam publicações fora do objectivo do grupo nem promoções e publicidade a negócios.
6 - Por princípio as publicações estão reservadas apenas ao Administrador. Eventuais partilhas de assuntos ou documentos dos membros serão bem-vindas, mas deve ser solicitadas previamente por Mensagem Privada.
7-A adesão ao Grupo implica a total aceitação destas regras e outras complementares
Nota: O Facebook tem limite de caracteres no texto referente às descrição das regras dos grupos, por isso aqui se complementam, com outros princípios que devem ser respeitados:
A - Todos os membros têm direito a reagir, comentar de forma contextualizada a cada artigo ou assunto, mas sempre num registo construtivo, de complementaridade, cordial e respeitoso.
B - Comentários despropositados, irónicos, com sarcasmo, indelicados ou contundentes, podem ser eliminados e os autores suspensos ou desvinculados do grupo, mesmo sem aviso prévio.
C - O administrador quando publica determinados assuntos, nomeadamente sobre pessoas e dados familiares numa perspectiva documental e genealógica, não tem que ser exaustivo ou com qualquer outra obrigação, já que cada artigo ou apontamento resultam da sua vontade, da sua disponibilidade, memória, conhecimento e detenção de dados. Por conseguinte este grupo não é um arquivo nem uma biblioteca.
D - O administrador, susceptível a lapsos ou falhas, está naturalmente receptivo a sugestões de correcção de erros, de informações incorrectas ou gralhas, desde que feitas de forma construtiva e respeitadora.
E - Quem depois de ter aderido, saír e desvincular-se de livre vontade e por iniciativa própria, não voltará a ser admitido, mesmo que volte a pedir a adesão. Qualquer excepção tem de ser devidamente fundamentada e previamente aceite.
Estas regras, creio serem legítimas, equilibradas e de bom senso comum. Naturalmente que ninguém é obrigado a concordar com elas, pelo que nesse caso, não concordando, será preferível desvincularem-se do grupo ou nem aderirem.
