Desporto













O Guisande F.C., que completa neste ano de 2007, 28 anos de actividade filiada, é o principal e único clube desportivo da freguesia de Guisande.

Na época transacta (2005/2006) disputou o Campeonato Distrital da II Divisão de Futebol de Aveiro, mas devido a uma série de motivos, desde logo o escasso apoio da freguesia e massa associativa, acabou por ditar mais uma paragem no futebol sénior, o que aliás já havia acontecido no passado.

O clube continua,, no entanto a sua actividade, dedicada agora ao futebol infantil, com duas equipas, Iniciados e Infantis, a disputarem os campeonatos distritais.

Com as dificuldades próprias de um pequeno clube de aldeia, vai desenvolvendo honrada e laboriosamente a sua actividade, muito por graça e obra de uma meia dúzia de bons dirigentes, dos quais se destaca o Elísio Mota.

Embora com uma dedicação inconstante, fruto da falta de meios financeiros e directivos, o clube tem prestado uma atenção especial à vertente da formação, podendo residir nesta área o futuro da colectividade, face às dificuldades que o futebol sénior sempre implicam e muitas vezes navegando no mar de interesses políticos, o que acaba por deixar marcas.

O clube possui um dos melhores parques de jogos do concelho de Santa Maria da Feira (Parque de Jogos Oliveira e Santos), localizado no lugar do Reguengo, possuindo excelentes instalações e uma bancada central coberta.

A história do clube está por fazer e não será tarefa fácil, mas seria importante que alguém com amplos conhecimentos da vida da colectividade, desde os seus primórdios até aos dias de hoje, pudesse iniciar esse trabalho, como forma de documentar o passado mas também de preservar o nosso património desportivo e humano.






























Actualização: 27 de Dezembro de 2010

Neste momento a actividade do Guisande Futebol Club resume-se a uma equipa do escalão de Juniores, que disputa o Campeonato Distrital da II Divisão A.
Fazem parte do Grupo os clubes Argoncilhe, Esmoriz, Espinho, Riomeão, Canedo, Lobão e Relâmpago Nogueirense.
Na 13ª jornada, o clube segue em 2º lugar com os mesmos pontos do primeiro classificado, o Argoncilhe, com 28 pontos, com 8 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota.

O Guisande Futebol Clube, a 16 de Dezembro último, ficou de luto pois de forma inesperada faleceu o seu presidente, o Elísio Mota, figura incontornável da vida do clube nas últimas décadas, quer como atleta (onde chegou a ser guarda-redes) quer também como dirigente, incluindo o cargo de presidente.


Actualização: 18 de Setemrbo de 2011

O Guisande F.C., com nova direcção presidida por José de Almeida Peixoto, vai participar no Campeonato Distrital da II Divisão de Aveiro, integrado na Série A.

O clube vai ainda ter uma componente de formação, com crianças, a cuja escola foi dada a designação de "Os Elísios", numa homenagem à figura de Elísio Mota, pelo seu passado de dedicação ao clube e de modo especial à formação dos escalões infantis e juvenis.

Actualização: 10 de Abril de 2013

Nesta data, o Guisande F.C. está sem qualquer actividade, nem mesmo nas camadas de formação, e depois da direcção presidida pelo José Peixoto, mais ninguém quis assumir a responsabilidade dos destinos do clube. Por parte da Junta da Freguesia, que em campanha eleitoral prometera apoio, acabou por reduzir os subsídios atribuídos e tornou-se ela própria uma grande responsável pela situação do clube.

Com a actual crise económica e com as novas perspectivas decorrentes da Reforma Administrativa, em que a freguesia de Guisande fará parte da União de Freguesias de Lobão, Louredo, Gião e Guisande, não se antevê qualquer futuro risonho para o clube. 
As boas instalações estão abandonadas e entregues aos malfeitores e estão despojadas e já numa fase de decadência. É triste mas é a verdade.

Oxalá que venham melhores dias e gente com dinâmica e querer mas não parece fácil que isso aconteça nos próximos tempos.

 Actualização: 12 de Fevereiro de 2016

Actualmente, o Guisande F.C. mantém-se sem corpos directivos instalados e sem qualquer actividade. Há dívidas por liquidar, nomeadamente na Associação de Futebol de Aveiro, pelo que a retoma oficial da actividade passará por resolver esses compromissos.
No entretanto, as instalações estão desde há quase três anos a serem utilizadas pela equipa de Veteranos Guisande F.C., que tem disputado com notoriedade o Campeonato da Associação de Atletas Veteranos de Terras de Santa Maria.

Quanto ao Campo de Jogos Oliveira e Santos, com dedicação e mão-de-obra, os atletas veteranos com a colaboração da Junta da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, têm zelado pela sua conservação, estando de "cara lavada" com uma pintura efectuada no último Verão.














Veteranos Guisande F.C. época 2015/2016.
















Guisande F.C. - Plantel de 2011-2012


















Equipa do Guisande F.C. no início dos anos 70, ainda de forma não federada.Cenário: Campo de Jogos do S. João de Ver.

Em cima da esquerda para a direita:
Valdemar Pinheiro (massagista), Elísio Mota, Reinaldo Pinheiro, Manuel Monteiro, Américo, Ramiro Pinheiro (porta-bandeira);
Em baixo da esquerda para a direita:
Marinho Coelho, Manuel "da Fina", Rodrigo Correia, António Pinheiro, Alcino, Manuel "da Xica" e "Rei".