10 de outubro de 2012

A paróquia de Guisande está de luto

+ Alberto Gomes de Almeida

Inesperadamente (até ao momento não sabemos em concreto a causa, mas provavelmente vítima de um AVC ou em enfarte), faleceu ontem o Sr. Alberto Almeida, do lugar de Fornos, figura muito querida na freguesia pois há mais de 20 anos que exercia a função de Ministro da Comunhão nos serviços religiosos da paróquia.
De certo modo faleceu no desempenho dessa missão pois tinha acabado de chegar à Igreja para participar em mais um Terço e numa Missa.

O desfecho naturalmente chocou a família, toda a freguesia e a comunidade paroquial pois a ela dedicou muito do tempo da sua reforma desde que regressou de África do Sul onde fora emigrante.
Era visível que vivia uma merecida reforma descontraída e alegre, sempre com ar jovial e saudável, preocupando-se, de resto, com a sua saúde, sendo visto frequentemente a fazer o percurso entre a sua casa e a Igreja a pé e mesmo de bicicleta, como aconteceu ontem.

Tendo em conta o particular período em que a paróquia esteve sem pároco, desde o falecimento do P.e Francisco, em 1998, o Sr. Alberto, juntamente com o seu colega de missão, o António Conceição, em muitos aspectos, face às particularidades da administração pelo P.e Domingos, foi o nosso "pároco", ajudando a organizar e a movimentar toda a actividade da paróquia, desenvolvendo todos os conhecimentos das coisas da Igreja e da paróquia. Era um dinâmico orientador da reza do Terço que fazia sempre com devoção e entusiasmo.

A freguesia e paróquia de Guisande, nesta hora de pesar, devem, pois, reconhecer e agradecer esta sua dedicação, que certamente será recompensada.

À família, à D. Zélia sua esposa, aos seus filhos, irmãos e demais elementos, endereçamos o nosso profundo pesar.

Paz à sua alma!