28 de julho de 2013

Campanha de aquisição de imagem de Nossa Senhora do Rosário

Conforme previsto e  previamente anunciado, o Grupo de Leitores da Paróquia de Guisande levou a efeito a realização de uma tasquinha de "comes-e-bebes" no Monte do Viso, com o objectivo de angariar fundos para a campanha de aquisição de uma réplica da imagem de Nossa Senhora do Rosário. A iniciativa integrou-se na Semana Cultural de Guisande - 2013, organizada pelo Grupo de Jovens.

A aderência da comunidade não foi a desejável, mas mesmo assim foi muito positiva tendo em conta que o tempo, com chuva e vento, não se mostrou convidativo. Todavia, praticamente foi vendido o que havia para vender (sardinha assada, fêveras, entrecosto, sopa à lavrador, bolos diversos e bebidas (vinho, cerveja, sumos).

O grupo, dentro dos condicionalismos, ficou satisfeito pelo que esta será uma iniciativa a repetir em breve, em princípio lá mais para o final de Agosto, já que mostrou que é possível, com dedicação, angariar receitas de uma forma activa e que envolva a comunidade.
As campanhas de angariação de fundos são mesmo assim e há que haver persistência e não esperar obter a receita apenas com uma iniciativa. Para já, está a decorrer a venda de rifas com vista à realização de um sorteio no final de Outubro em que o primeiro prémio será um apetecível cabaz com artigos de  mercearia.

Também de positivo, o facto de ser particamente uma iniciativa inédita na nossa freguesia, já que, ao contrário de outras terras, até vizinhas, não há em Guisande uma cultura de angariação de fundos com recurso a tasquinhas. Ficou, pois, o caminho desbravado e poderá ser uma forma de os grupos da freguesia poderem arranjar verbas para as suas iniciativas e actividades, incluindo a Comissão de Festas.

Parabéns a todos que tomaram a iniciativa e obrigado a todos quantos apareceram para ajudar e colaborar. Gente boa é preciso! Dos fracos não reza a História!