24 de julho de 2013

Homenagem ao P.e Domingos Moreira

image

Em reconhecimento do elevado valor humanista, altruísta e científico do Padre Domingos Azevedo Moreira, abade de Pigeiros durante 50 anos, falecido a 10 de janeiro de 2011, o Município de Santa Maria da Feira e a Junta de Freguesia de Pigeiros vão homenagear, dia 27 de julho, esta figura maior da cultura portuguesa.

Pelas 10h30 realiza-se uma missa solene, na Igreja de Pigeiros, presidida por D. João Lavrador, seguida de descerramento de busto e romagem ao cemitério. À tarde, pelas 15h00, terá início a conferência “Padre Domingos Moreira: o homem e a obra”, no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, cuja abertura estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques.

Serão oradores nesta conferência, com a presença de D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura no Vaticano, os professores catedráticos Cândido dos Santos, (“Os livros na vida de um pároco de aldeia”), Luís Carlos Amaral, (“O percurso incomum de um historiador invulgar: em torno da obra historiográfica do Padre Domingos A. Moreira”) e Eugénio dos Santos (“Como o Padre Domingos Moreira era visto pelos amigos”). Celestino Portela, membro da Comissão Executiva da Liga dos Amigos da Feira (LAF) encerra o encontro. O programa da homenagem termina com a inauguração da exposição “A Biblioteca de Padre Domingos Azevedo Moreira”, pelas 17h00, na sala de exposições da Biblioteca.

- Padre Domingos de Azevedo Moreira

Nascido em 1933, em Romariz, Santa Maria da Feira, o Padre Domingos Azevedo Moreira foi, como gostava de referir, abade de Pigeiros, durante 50 anos. De uma forma humilde, dedicou toda a sua vida aos seus paroquianos, família e ao estudo, buscando, permanentemente, o conhecimento.

Detentor de uma expressiva biblioteca, constituída por cerca de 20 mil documentos e por uma coleção especial de 30 fac-símile, decidiu partilhá-la com a sua comunidade, através de doação, por testamento, ao Município, definindo que a biblioteca geral deverá ficar depositada, em sala com o seu nome, em Pigeiros e a biblioteca especial, em cofre, com condições especiais de conservação, que, no caso, será na biblioteca municipal.

fonte da notícia: link

Nota: Pela ligação afectiva e efectiva do P.e Domingos Moreira à freguesia e paróquia de Guisande, seria importante que alguém se fizesse representar de forma oficial nesta homenagem.