11 de agosto de 2014

Guisande está de férias

 

pedorido

Guisande está de férias. Quem no-lo diz é o Facebook, esta estranha janela através da qual escarrapachamos a nossa intimidade e a nossa vidinha, a nossa mulher, os nossos filhos, o cão e o gato, na esperança de que seja partilhada e inundada por likes.


Pelo Facebook ficamos a saber que o Manel está no Algarve com a sua famelga, a partilhar um T1, acanhado  com o cunhado. A Maria Inês está no Gerês, em águas a tratar da vesícula e da figadeira, e o Julinho com a sua boazona Susana estão num belo resort algures entre Cabo Verde e Tailândia. Já o Cacildo e a Alice,  depois de casamento com baptizado, esses fizeram questão de dar a entender que estão nas Caraíbas em lua-de-mel à conta dos papás e dos convidados. O João e a Júlia, amigos da noitada, mostraram-se numa esplanada na Ribeira de Gaia, já esquentados, a beber Beirão depois de despacharem uma francesinha. A família Carrapacho apareceu na Viagem Medieval a aviar uma sandes extraída do 45º porco e uma caneca preta de sangria, bem merecidas depois de 60 minutos na fila da tasca de um dos ranchos favoritos da organização. Bem bonitas aquelas pulseiras de cortiça. Uma autêntica obra de joalharia, se bem que lhes faltava uma bolota.  Já o Marlene e a namorada Rute tiraram uma selfie na praia da Torreira enquanto  lambiam apaixonados um corneto de morango. Quanto ao Sr. Aníbal, esse amante da vida boa, reputado especialista de assados regionais de boas carnes,  também está no Algarve a desintoxicar a pança, deliciando-se com uns pexinhos grelhados (sardinhas) e uns tenros frangos da Guia. Ainda falta o Gustavo, mas esse já de férias todo o ano, vai deixar acalmar a poeira da manada e só lá mais para o fim de Setembro é que vai descer nas calmas até ao sul onde, com a praia já quase deserta de malta de Guisande, Canedo,  Lobão e arredores, sorverá cada pôr-do-sol como se fosse o último. Pois é….esse bem a leva…


Cá está... Não há nada como o Verão para a malta gozar umas merecidas férias, mas já não de forma reservada, discreta e íntima. Pelo contrário, faz questão de o anunciar ao mundo e arredores, onde, como e com quem.
Mas roiam-se de inveja, que também vos hei-de mostrar uma foto quando estiver de férias na praia de Pedorido a ver passar os cruzeiros no Douro. Depois da praia um saltinho à tasca da ramadinha para enfardar uma "punheta de bacalhau" regada com uma vinhaça verde tinto. Isso sim, isso é que são férias. Tomem lá…

 

-Zé Fernandes