5 de agosto de 2014

Podia ser verdade….Compensações reais

image

Segundo informações fresquinhas, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a empresa municipal Feira Viva, Cultura e Desporto, E.M. e a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, entidades ligadas à organização da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria, chegaram à óbvia conclusão de que a realização deste evento num período em que um pouco por todo o concelho são realizadas festas locais, é fortemente penalizante para as mesmas, pelo que decidiram em conjunto aprovar um programa de apoio no sentido de as compensar. Abrangida por esta medida está a Festa do Viso, em honra de Nª Sª da Boa Fortuna e Santo António, cuja Comissão de Festas para o ano de 2015  irá beneficiar de um apoio de 10.000 euros e ainda dois porcos prontinhos a assar no espeto e dois barris de sangria.

Esta é uma iniciativa justa pelo que os seus promotores estão de parabéns por compreenderem e apoiarem as dificuldades das pobres comissões de festas afectadas pela avalanche de visitantes que trocam as romarias nas suas freguesias para irem à cidade sede enfardar sandes de couratos. Certamente que também temos que agradecer o contributo do nosso Rei D. Sancho I, o rei ausente,  por ter mexido os seus cordelinhos de influência na corte do Rei Emídio I e do Condestável do Reino das Febras, D. Joaquim Tavares.

Bem hajam por tão elevada e esclarecida visão a favor do recreio e cultura das freguesias do reino.