30 de abril de 2017

O Vingador do Alicate

Qual o motivo que leva alguém, agindo como um vulgar covardolas oculto na sombra da noite, a vandalizar dois contadores eléctricos de dois equipamentos da Junta da União de Freguesias, em Guisande (Capela Mortuária e edifício da Junta), cortando todos os fios da ligação da baixada eléctrica? Para além do mais, tendo sido um acto de vandalismo, por isso um caso de polícia, foi perpetrado na madrugada do dia em que no edifício da Junta em Guisande estava agendada uma Assembleia de Freguesia.

Qual o motivo ou motivos e a quem interessaria? A quem interessaria, não sabemos, mas os motivos parecem óbvios e com uma finalidade específica: prejudicar a Junta e boicotar ou inviabilizar a realização da Assembleia de Freguesia, provocando o seu adiamento ou mudança à última hora. Em ambos os casos, para além do trabalho para o piquete de avarias da EDP, a coisa pouco incomodou e a sessão do órgão deliberativo realizou-se sem inconvenientes e à hora marcada.

Infelizmente, com esta canalhice, a Junta foi a menos prejudicada, mas antes a população e nesta os utentes das instalações sanitárias da Igreja e do cemitério porque viram a luz cortadas e com ela a água e a iluminação. Foi pois um acto deplorável contra a população e não contra a Junta.

Parece brincadeira mas aconteceu pelo que custa a acreditar que nos tempos que correm haja quem pense que com estes actos reles e mesquinhos, conseguem mudar ou condicionar algo ou alguém.

Mas, ok, nem tudo é drama e até há nisto alguma comédia. Guisande não tem um Billy The Kid, com um revólver Colt, um Zé do Telhado com o seu pistolão de carregar chumbo pela boca, ou mesmo um Robin dos Bosques com o seu arco e flechas, mas tem agora um Vingador da Noite com o seu alicate à prova de choque. O seu próximo acto bem que poderia ser o cortar as suas próprias bolinhas, se é que as tem,  pois são coisa de que habitualmente não precisa um herói covardolas. Haja humor, mas sobretudo muita paciência!